A+ / A-

Atrasos, tropeções e muita preocupação no Lar do Comércio em Matosinhos

29 abr, 2020 - 11:10 • Luís Aresta

Metade dos utentes (90) estão infetados por COVID-19. O vereador responsável pela proteção civil municipal confessa que a situação na instituição com mais idosos no concelho é preocupante. A direção do lar deve ser a primeira agir, adverte.

A+ / A-

José Pedro Rodrigues, vereador da proteção civil de Matosinhos, revela, à Renascença, “preocupação" pelo arrastar os problemas no Lar do Comércio, onde, de acordo com fonte da Unidade de Saúde Local citada pela agência Lusa, mais um idoso faleceu, na terça-feira, vítima do novo coronavírus. Segundo a mesma fonte, o número de infetados aumentou de 85 para 90, ou seja, quase metade dos cerca de 200 utentes do lar.

“Avaliamos com muita preocupação os próximos dias, porque esta é a maior instituição a cuidar de idosos no concelho de Matosinhos e o número de infetados é significativo. Estamos a acompanhar este problema com muita preocupação”, acentua José Pedro Rodrigues.

“O número de positivos é elevado. Estamos a falar de cerca de metade da população do lar. Foram mobilizados três utentes para o hospital, para terem um acompanhamento mais permanente. Os restantes permanecem na instituição e, ao que sabemos, a sua situação é estável”, revela o vereador com base nos dados que dispõe nesta altura.

Cada qual que assuma as suas responsabilidades, num trajeto com “atrasos e muitos tropeções”

Confrontado pela Renascença sobre a eventualidade de ter havido negligência por parte da direção do Lar do Comércio, o vereador da Câmara Municipal de Matosinhos responde: “Não me compete a mim falar nesses termos”. José Pedro Rodrigues não deixa, porém, de sublinhar que deve ser a instituição a primeira a adotar as medidas para resolver um problema que parece longe de estar controlado.

“Falar em controlo nestas circunstâncias seria demasiado definitivo. Este tem sido um processo longo, que começou a 7 de abril. Os passos têm tido muitos tropeções por parte da instituição. Temos procurado as respostas para ultrapassar problemas e evidentemente que não olhamos com segurança para esta situação. Olhamos sim com preocupação e estamos disponíveis para continuar a prestar todo o auxílio e colaboração necessária para que as coisas corram o melhor possível, mas cada um, naturalmente, tem que assumir as suas responsabilidades, cabendo em primeiro lugar, à instituição, garantir que toma as medidas necessárias para ultrapassar definitivamente os atrasos e os problemas” , diz.

José Pedro Rodrigues assinala “avanços em algumas matérias no que diz respeito à organização no interior da instituição, o que é naturalmente um elemento positivo, pese embora o atraso na implementação de um conjunto de medidas essenciais”.

Situação é de urgência. Meios humanos serão reforçados nos próximos dias

Segundo o vereador da proteção civil de Matosinhos existe “o compromisso da instituição de incorporar mais elementos de enfermagem, para melhorar a resposta nos cuidados de saúde aos utentes que, neste quadro de colaboração com a unidade local de saúde pública e a segurança social, nos parece ser urgente”.

José Pedro Rodrigues faz ainda notar a incorporação de “ um conjunto de trabalhadores de diferentes valências que durante esta semana estão a receber formação para poderem entrar numa instituição com o quadro que se apresenta exigente”.

O Lar do Comércio, em Matosinhos, é mais um dos muitos exemplos de instituições com dificuldades em prevenir o contágio por Covid-19. De acordo com informação avançada pela Direção-Geral da Saúde,um terço das pessoas que morreram infetadas com o novo coronavírus são utentes de lares e residências para idosos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+