Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Manifestantes contra restrições confrontam-se com a polícia em Londres

26 set, 2020 - 19:02 • Lusa

As manifestações no Reino Unido estão isentas da proibição de agrupamentos de mais de seis pessoas, mas os participantes têm na mesma de cumprir com regras de distanciamento.

A+ / A-

Veja também:


Milhares de pessoas manifestaram-se esta sábado em Londres contra as restrições impostas no âmbito da pandemia de Covid-19, entrando em confronto com a polícia, depois de esta tentar dispersá-las ao verificar o incumprimento do distanciamento social.

Pelo menos três manifestantes e um agente foram socorridos pelas equipes médicas, segundo os media locais, no final de uma concentração que foi convocada para o centro de Trafalgar Square, em Londres.

Durante o protesto, viam-se cartazes que diziam “Liberdade, ao invés do medo", "Onde está a pandemia?", “Os media são o vírus”, "Covid-1984" Não consentimos”.

A maioria dos participantes no protesto contra o “novo normal” não usava máscaras, o que não é obrigatório no Reino Unido nas zonas exteriores a bares e lojas.

“Coronacéticos” agitam debate. Das “ideias perigosas baseadas no medo" ao “excesso de informação”
“Coronacéticos” agitam debate. Das “ideias perigosas baseadas no medo" ao “excesso de informação”

As manifestações no Reino Unido não necessitam de cumprir a regra que impede que mais de seis pessoas se juntem, mas os organizadores têm de comunicar antecipadamente um plano de riscos e a distância social entre as pessoas deve ser sempre respeitada.

Em comunicado, a Polícia Metropolitana de Londres garantiu que a manifestação “não cumpriu as condições de plano de risco e que estava a colocar as pessoas em risco” de contágio.

As autoridades pediram aos manifestantes para dispersarem e em seguida um numeroso contingente de polícias avançou na direção do protesto para dispersá-lo, acabando por haver confrontos.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ordenou esta semana o encerramento de bares e restaurantes a partir das 22h00 horas e reforçou a obrigação do uso de máscara nas lojas e transportes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+