Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia de Covid-19

Voluntários procuram-se. Novo painel serológico nacional com 12 mil testes gratuitos

08 set, 2020 - 07:50 • Joana Azevedo Viana

Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes anuncia estudo nacional para apurar prevalência da Covid-19 entre os portugueses. Campanha de colheitas vai decorrer até 7 de outubro, em 102 municípios de Portugal continental e nas ilhas.

A+ / A-

Nota: o site de inscrição para o Painel Serológico Nacional Covid-19 esteve em baixo esta terça-feira. "Neste momento e devido à elevada afluência, a plataforma está indisponível por questões técnicas que estão a ser resolvidas", é indicado na plataforma.


Arranca esta terça-feira um novo painel serológico nacional Covid-19, uma campanha que pretende testar 12 mil pessoas no continente, Açores e Madeira para "dotar Portugal, e também a comunidade científica, da mais completa avaliação já realizada sobre a prevalência da infeção no país".

Os 12 mil testes serão gratuitos e poderão ser feitos nos postos de colheita dos Centros de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira do projeto do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM).

O objetivo do estudo serológico, que é financiado em 2 milhões de euros pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e pelo Grupo Jerónimo Martins, é "determinar a proporção da população portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2" e assim compreender a prevalência da doença provocada pelo novo coronavírus em Portugal.

Maria Manuel Mota, diretora executiva do iMM, ressalta a importância desse contributo financeiro para as atividades de investigação da Covid-19, permitindo "projetá-las no futuro, quer através da monitorização do estado serológico, quer na investigação clínica que permitirá compreender melhor a doença, por exemplo, o que distingue biologicamente indivíduos assintomáticos dos casos ligeiros e dos mais graves".

Neste contexto, José Soares dos Santos, presidente executivo da SFMS, acrescenta que, "antecipando o impacto do outono/inverno, acreditamos que a realização de testes serológicos é essencial para obtermos um retrato da incidência da Covid-19 em Portugal, que permita tomar decisões mais informadas para a contenção da doença".

No final de julho, um primeiro estudo serológico nacional, conduzido pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, revelou que, até então, cerca de 300 mil portugueses já tinham sido infetados pelo novo coronavírus, sendo que 44% não manifestaram qualquer sintoma de Covid-19.

À Renascença, o investigador Luís Graça explica que esta iniciativa vai ajudar os serviços de saúde na tomada de decisões. “Vai possibilitar saber nas diferentes regiões de Portugal, incluindo nas ilhas, a percentagem de pessoas que contactou com o vírus. Estas observações vão servir para possibilitar aos serviços de saúde saber onde vai ser necessário iniciativas e de que tipo.”

Segundo o professor da Faculdade de Medicina de Lisboa, uma das duas instituições que ajudaram a delinear os perfis da amostra, destes 12 mil participantes será selecionado um subgrupo de dois mil, que vão ser seguidos ao longo do tempo para saber “com que velocidade se aumenta esta exposição ao vírus ou de que forma vai mudar esta dinâmica no país.”


Para que servem os testes serológicos?

Este tipo de testes permite calcular a percentagem de indivíduos que foram expostos ao vírus SARS-CoV-2, quer tenham tido ou não sintomas de Covid-19, monitorizando a resposta imunitária do organismo através da deteção de anticorpos contra o vírus, a partir de uma amostra de sangue periférico.

Até quando vai decorrer a recolha?

O estudo começa hoje, 8 de setembro, e vai prolongar-se até 7 de outubro, em 102 municípios de Portugal continental e ilhas, estando disponíveis 314 postos de colheita Germano de Sousa.

Qual será a amostra de 12 mil portugueses?

O estudo para se estimar a proporção de pessoas em Portugal que já foram infetadas com o novo coronavírus terá por base uma amostra com estratificação proporcional da população portuguesa por grupo etário (menores de 18 anos, entre 18 e 54 anos e 55 anos ou mais) e densidade populacional das regiões (baixa, média e elevada).

Especialistas da Pordata e da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa contribuíram para a definição e caracterização da amostra que será usada neste painel serológico.

Quando serão conhecidos os resultados?

Os dados serão analisados estatisticamente e os resultados finais serão divulgados a partir do final de Outubro, adianta o iMM.

Quero ser voluntário. O que devo fazer?

Os voluntários poderão inscrever-se através do registo no site Painel Covid-19, onde irão encontrar toda a informação relevante. Para mais informação sobre o estudo, encontra-se disponível uma linha de apoio. Basta ligar para o 808 100 062.


[notícia atualizada às 9h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Alberto de Jesus Rodrigues Silva
    01 out, 2020 13:31
    Já não consegui fazer inscrição para o teste serológico. Realizei recentemente 2 testes com resultado negativo à Covid19. No entanto, no final do ano passado entre o Natal e Ano Novo, tive todos os sintomas da Covide19 - Febre alta 39º (anormal em mim), perda de sabor, cansaço e tosse que se prolongou por todo o mês de Janeiro/2020. Por isso, gostava de participar até porque tenho aideia que este surto já andaria por cá o ano passado.
  • Three
    16 set, 2020 Lisboa 08:55
    Palhaçada, em dois dias esgotaram todas as vagas, é só para alguns. Segregacionistas !
  • Maria MargaridaSimão
    15 set, 2020 Covilhã 00:25
    boa noite Apresento o meu caso no mês de Fevereiro estive 5 semanas com muito tosse e com temperatura e muitas dores no corpo e falta de ar o que na altura desvirilizei hoje ainda me sinto muito cansada, agradeço que seja seleccionada para o teste serológicos
  • Ilda Jesus Alves Est
    14 set, 2020 Vila Praia de Âncora 20:25
    No mês de Fevereiro estive com muita tosse e dores de garganta, fiz consulta de otorrino, disseram nada ver, fiquei assim durante 3 semanas, esteve o meu filho, nora, neta de 6anos fez pneumonia, meu marido apenas perdeu o sabor e cheiro, como não falavam de COVID, o médico não valorizou, sou doente crónica, artrite psoriásica. Gostava de ser submetida a este estudo
  • Mavilde Lobo Costa
    12 set, 2020 Lisboa 20:12
    Gostava de me inscrever para o teste serológico , já tive covid19, estive 6 semanas de isolamente, uma verdadeira quarentena. Mas os meus sintomas foram ligeiros, felizmente nada de grave. O difícil foi dar negativo... è lamentável não me conseguir inscrever, pois não nos aparece nada para isso, no entanto já respondi, a um questionário...não sei se faz parte do estudo. acho que , estão a ludibriar a nossa boa vontade de participar num estudo impingindo-nos outros...tenho pena que assim seja.
  • antonio helder
    10 set, 2020 sao domingos de rana 19:50
    gostava de colaborar pois a minha esposa já teve duas vezes de quarentena por ter estado com pessoas afetadas mas os testes deram negativa.eu nunca fiz
  • Francelina pinto
    10 set, 2020 ESPINHO 13:47
    Sou professora do ensino secundário. Nunca fui testado nem tive sintomas de ter estado afetada. Gostaria de colaborar e fazer o teste serológico não só pela atividade que desenvolvo mas principalmente pela importância deste tipo de testes-
  • Elisa Filipe
    09 set, 2020 Queluz 21:19
    Gostava de colaborar e fazer o teste sorologico visto que ja estive em contacto com um infectado e o meu teste deu negativo
  • Alfredo Raul Garcia
    09 set, 2020 Mangualde 20:20
    Gostaria de ser voluntário para o teste sorológico acho importante fazê-lo. Agradecia uma resposta. Obrigado
  • Maria Santos
    09 set, 2020 Alfena 19:49
    estive infectada em Fevereiro durante todo o mês. Notei que infectei também o meu marido, que ainda se encontra com tosse. Quero fazer o teste serólogico e ele também. Obrigada!

Destaques V+