Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conferência socialista

PS em mobilização total para “vencer a pandemia e recuperar o país"

30 ago, 2020 - 23:42 • Susana Madureira Martins

Dirigentes socialistas reunidos esta segunda-feira em Coimbra para conferência com António Costa e vários ministros. O momento é de cerrar fileiras e aumentar a pressão sobre a esquerda.

A+ / A-

É, no fundo, a rentrée do PS. António Costa e os principais ministros com tutela sobre os assuntos relacionados com a pandemia vão a Coimbra para uma conferência nacional com dirigentes, deputados e eurodeputados socialistas. O objetivo, diz à Renascença o secretário-geral adjunto, José Luís Carneiro, é mobilizar o partido para os desafios que a Covid-19 veio colocar e que dão título à conferência: “controlar a pandemia, recuperar o pais, preparar o futuro”.

“Este é o momento para que os dirigentes do PS deem os seus contributos, mas ao mesmo tempo também se comprometam com esses objetivos de serviço ao país”, diz o dirigente socialista, que tem intervenção prevista para o fim do dia antes do encerramento da conferência pelo presidente do partido, Carlos César.

A abertura será feita pelo presidente da Câmara de Coimbra e presidente da Associação Nacional de Municípios, Manuel Machado, mas o momento esperado é a intervenção do primeiro-ministro e líder socialista, António Costa. Mais um momento para exercer pressão sobre a esquerda, como tem feito desde o debate do Estado da Nação, para um acordo que garanta o resto da legislatura.

“É evidente que, em função das exigências com que estamos confrontados e que ultrapassam as fronteiras do país, é muito relevante o entendimento e a cooperação entre as forças políticas com representação parlamentar. O secretário-geral já deu conta do seu ponto de vista relativamente ao entendimento que pretende construir com os parceiros que conseguiram virar a página da austeridade, mas vamos agora aguar pelas palavras que nos irá dirigir”, assume José Luís Carneiro.

O secretário geral adjunto do PS diz à Renascença que os dirigentes nacionais do partido têm de ter consciência que este é o momento de se comprometerem com o serviço ao país. “Procuramos mobilizar todos os nossos dirigentes, de vários níveis de responsabilidade, desde as autarquias locais até aos representantes nacionais e europeus, com funções de representação parlamentar para um ano político muito exigente”, afirma o dirigente, reconhecendo que “a primeira prioridade tem de continuar a ser o esforço conjugado de todos para garantir o acompanhamento metódico, sistemático do controlo da pandemia”.

E sobre o controlo da pandemia vai falar a ministra da Saúde. Mas o segundo tema da conferencia é “recuperar o país”, tema da participação dos ministros da Economia, Pedro Siza Vieira, e da Segurança Social, Ana Mendes Godinho. O terceiro tema é “preparar o futuro” e conta com a intervenção do ministro do Planeamento, Nélson Souza

Questionado sobre as eleições presidenciais do próximo ano, José Luis Carneiro diz que ainda não é tempo nem o lugar de o PS falar sobre esse assunto: “O PS tem órgãos próprios que reúnem em momentos próprios para tratar de outras dimensões da vida e das decisões do partido. Esta conferência nacional está concentrada em três dimensões: controlar a pandemia, recuperar o país, construir o futuro.”

De presidenciais não se irá falar, mas a conferência em Coimbra irá contar com o discurso de Vasco Cordeiro, presidente do governo regional dos Açores, região autónoma que tem eleições marcadas para 25 de outubro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+