Tempo
|
A+ / A-

Covid-19

Portugal em estado de contingência a partir de 15 de setembro

27 ago, 2020 - 13:54 • Ricardo Vieira

"Teremos medidas a 15 de setembro e vamos trabalhar essas medidas ao longo dos próximos dias", avança a ministra da Presidência. O objetivo é "definir, preventivamente, um conjunto de regras" face ao regresso às aulas e ao trabalho. Reuniões do Infarmed vão ser retomadas.

A+ / A-

Veja também:


Todas as regiões de Portugal ficam em estado de contingência a partir de 15 de setembro devido à pandemia de Covid-19, anuncia a ministra da Presidência. A medida em vigor em Lisboa e Vale do Tejo (LVT) vai ser aplicada em todo o país.

O objetivo é "definir, preventivamente, um conjunto de regras" face ao regresso às aulas e ao trabalho, avança Mariana Vieira da Silva. À exceção de LVT, que já está em contingência, todas as outras regiões estão atualmente em estado de alerta, com menos restrições.

"Governo decidiu que a partir de 15 de setembro todo o país ficará em estado de contingência para definir medidas para preparar regresso as aulas e dos portugueses ao trabalho depois de muitos meses em teletrabalho", declarou a governante no final de uma reunião do Conselho de Ministros.

Mariana Vieira da Silva explica que, depois das férias, será necessário tomar medidas adicionais e é isso que o Governo quer antecipar com o estado de contingência.

"O Governo tem dito desde a primeira hora e da fase de desconfinamento que faz a mudança das medidas em função da evolução epidemiológica. Acontece que a partir de 15 de setembro verificar-se-á um conjunto de alterações muito significativo relativamente aos meses que temos vivido e importa antecipar e preparar, num contexto de aumentar a previsibilidade com que todos nós temos de ser agentes de saúde pública, que o Governo considera que esta mudança significativa na rotina, na utilização dos transportes, o regresso às aulas e um regresso mais significativo ao local de trabalho pode necessitar de medidas adicionais.”


O executivo e as autoridades de saúda estão a trabalhar num plano para enfrentar o outono e o inverno de 2020 e 2021. "O que aqui fazemos é poder anunciar que teremos medidas a 15 de setembro e vamos trabalhar essas medidas ao longo dos próximos dias", sublinha a ministra da Presidência.

Reuniões do Infarmed vão ser retomadas

As reuniões do Infarmed, com peritos e responsáveis políticos, serão retomadas a 7 de setembro, passando a parte da exposição dos dados a ser em transmissão aberta. Um dos temas principais é o conjunto de medidas a definir nesta nova fase de combate à pandemia, disse a governante.

"O que temos visto um pouco por toda a Europa é um aumento dos números nos últimos dias e o Governo não pode ficar indiferente a esse aumento e não pode deixar de se preparar", defende Maria Vieira da Silva.

O Governo ainda não pode dizer quais serão as novas medidas associadas ao estado de contingência. "Elas serão trabalhadas ao longo dos próximos dias e apresentadas a partir da reunião entre peritos e políticos, de 7 de setembro", frisou.

"Não podemos deixar de dizer que aquilo que temos em mente é um conjunto de novas regras a partir de 15 setembro e é nessa perspetiva de alerta de que vivermos tempos que serão mais difíceis devido ao contexto internacional, à mudança das nossas vidas e dada a circunstância de irmos enfrentar o outono que tomaremos essas medidas na próxima quinzena”, sustenta a ministra.

Restrições mantêm-se em Lisboa

A ministra afirma que existe uma tendência de estabilização dos números da Covid-19 nas várias regiões do país e Lisboa e Vale do Tejo (LVT) consolida a tendência decrescente, mas LVT vai continuar em estado de contingência e com as mesmas restrições na próxima quinzena que se inicia a 1 de setembro.

Em relação à início do ano letivo, Mariana Vieira da Silva afirma que todas as escolas estão a trabalhar para receber os alunos com condições de segurança, a partir de 14 de setembro, "no entanto, precisamos de preparar a reação ao surgimento de casos e como se vai lidar com cada situação". Este é outro dos temas da reunião de 7 de setembro.

Portugal registou mais duas mortes e 399 novos casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas, indica o boletim epidemiológico revelado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

O número de óbitos aumenta para 1.809 e o de infeções para 56.673 desde a chegada da pandemia ao país, no início de março.

MAPA DA COVID-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ramiro Silva
    27 ago, 2020 15:41
    A preocupação que o governo já manifesta em relação ao tema, devia ser mais que suficiente para impedir que eventos de grande dimensão se realizassem a exemplo do que tem acontecido, agora ainda mais justificadas. Permitir excepções, é fazer distinções que não são aceitáveis, num País em que todos devem cumprir por igual.
  • Ivo Pestana
    27 ago, 2020 Funchal 14:15
    Para mim só existe um estado. Cumprir as regras!!!

Destaques V+