Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Homem negro baleado pela polícia nas costas motiva protestos em Wisconsin

24 ago, 2020 - 10:36 • Redação com agências

Jacob Blake, de 29 anos, está hospitalizado, desde domingo, em estado grave. Um agente disparou sete vezes quando tentava entrar no carro.

A+ / A-
"Queremos justiça!" Protestos em Wisconsin após homem negro ser baleado pela polícia
"Queremos justiça!" Protestos em Wisconsin após homem negro ser baleado pela polícia

Foi imposto o recolher obrigatório em Kenosha, no Wisconsin, após confrontos entre a polícia e manifestantes devido a um novo caso de violência a envolver polícias americanos e um homem negro. Jacob Blake foi baleado múltiplas vezes pelas costas e está internado no hospital.

Segundo a agência Reuters, a polícia de Kenosha foi chamada devido a “incidente doméstico” no domingo à tarde. Ao que tudo indica, Blake estaria a tentar separar pessoas envolvidas na discussão quando foi abordado pelos agentes que, no início, terão tentado usar um taser.

Um vídeo gravado por testemunhas, mostra a vítima - aparentemente desarmada - a dirigir-se para o interior de uma carrinha, ignorando o pedido repetido dos agentes para que parasse, quando um polícia branco o puxa pela camisola de alças e dispara sete tiros seguidos.

O governador democrata, Tony Evers, condenou o “uso excessivo de força” e a “escalada imediata quando estão envolvidos cidadãos negros de Wisconsin”, lembrando outros casos de violência policial contra afro-americanos.

Os agentes polícias envolvidos no incidente foram colocados em licença administrativa, enquanto decorrem as investigações ao caso.

Depois de a vítima, que está em estado grave, ter sido levada para o hospital, uma multidão aglomerou-se junto ao local do tiroteio.

De acordo com a Reuters, os manifestantes atiraram cocktails molotov e outros objetos contra a polícia, que responderam com gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes.

Para evitar a escalada de tensão foi decretado o recolher obrigatório.

Em Maio, George Floyd, de 46 anos, foi assassinado por um polícia branco em Mineápolis. Neste caso, o agente que sufocou Floyd ao pressionar o joelho contra o pescoço durante mais de oito minutos, durante os quais o afro-americano avisou que não conseguia respirar.

Esta morte ocorreu durante a sua detenção por suspeita de ter usado uma nota falsa de 20 dólares (18 euros) numa loja.

Em junho, um homem negro foi morto pela polícia em Atlanta, na sequência de uma luta em que a vítima terá agarrado o taser do agente e ter-lho-á apontado enquanto fugia.

A polícia tinha sido chamada ao local devido a uma queixa de que um homem estava a dormir dentro de um carro num restaurante "drive-thru" (comprar comida sem sair do carro) e a bloquear a passagem de outras viaturas. O homem baleado foi identificado como Rayshard Brooks, de 27 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+