Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Alfa descarrila em Soure. "Segurança ferroviária não está em causa", garante o Governo

31 jul, 2020 - 18:53 • Cristina Nascimento

Alfa Pendular descarrilou depois de ter chocado contra uma viatura que fazia arranjos na linha. Circulação na Linha do Norte está suspensa, sem previsão sobre quando será reposta.

A+ / A-

Saiba mais:


O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, garante que a "segurança ferroviária em Portugal não está em causa". O governante falava aos jornalistas em Soure, no local onde esta sexta-feira descarrilou um Alfa Pendular, vitimando mortalmente duas pessoas e provocando 43 feridos.

"O Alfa Pendular, a infraestrutura rodoviária, a sinalização são hoje sistemas modernos que garantem uma grande segurança. A ferrovia é um dos meios de transporte mais seguros, mas, infelizmente, acontecem acidentes", disse o ministro.

Pedro Nuno Santos agradeceu às várias entidades envolvidas no socorro prestado às vítimas, um trabalho que considerou ter sido "uma resposta rápida e adequada".

Questionado sobre as possíveis causas do acidente, o ministro referiu que já foi começado um "trabalho de investigação para apurarmos as causas deste acidente, percebermos o que aconteceu de errado, o que podia ser feito e tirarmos todas as ilações do que aconteceu", mas que neste momento seria "especulativo e errado" da sua parte "estar a especular em público sobre as causas do acidente".

Passageiro descreve momento em que Alfa descarrilou. “Tudo rebentava por todos os lados”
Passageiro descreve momento em que Alfa descarrilou. “Tudo rebentava por todos os lados”

O ministro das Infraestruturas deixou ainda claro que o Governo vai continuar a apostar na ferrovia.

O governante foi também questionado sobre a reposição da circulação ferroviária na zona. Pedro Nuno Santos explicou que é preciso "perceber as condições em que fica a infraestrutura", mas que essa não é uma prioridade neste momento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+