|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes

A+ / A-

Trinta e nove concelhos de oito distritos em risco máximo de incêndio

11 jul, 2020 - 10:18 • Lusa

Pelo menos até quarta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.

A+ / A-

Trinta e nove concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários outros concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

Para este sábado espera-se um dia quente, com as temperaturas a chegarem aos 40 graus em algumas regiões.

Pelo menos até quarta-feira vai manter-se o risco de incêndio máximo e muito elevado em vários distritos, devido às temperaturas elevadas esperadas nos próximos dias.

O comandante Rui Laranjeira, da Proteção Civil, alerta por isso para os cuidados a ter. “Relembra-se que, durante o período crítico, é expressamente proibido fazer uso do fogo na proximidade dos espaços rurais”, diz à Renascença.

O fogo em São João da Pesqueira, que deflagrou esta sexta-feira e envolveu sete meios aéreos, está agora dominado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Aviso amarelo para 13 distritos

Por causa do tempo quente, o IPMA colocou sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira.

Os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja vão estar sob aviso amarelo até às 17:00 de segunda-feira devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando nebulosidade nas regiões Norte e Centro e Alto Alentejo durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior.

Está também previsto vento em geral fraco, soprando temporariamente moderado, do quadrante oeste durante a tarde, sendo por vezes forte do quadrante leste nas terras altas até ao meio da manhã e a partir do final da tarde.

Está ainda prevista uma pequena subida de temperatura, em especial nas regiões do litoral norte e centro.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 15 graus Celsius (em Leiria) e os 24 (em Portalegre e em Castelo Branco) e as máximas entre os 27 (em Sines) e os 40 (em Évora).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • me2
    11 jul, 2020 11:21
    Saudo mais um dia de boa disposição.