Tempo
|
A+ / A-

IPMA

Calor vai continuar até ao final da próxima semana

10 jul, 2020 - 21:38

Temperatura máxima varia entre 30 e 35º no litoral, devendo chegar aos 40º no interior.

A+ / A-

As temperaturas elevadas no país deverão continuar até à próxima sexta-feira, com os termómetros a atingirem os 35ºC no litoral e 40ºC no interior, anunciou esta sexta-feira o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com informação do IPMA, durante a próxima semana a temperatura máxima deverá “variar entre 30 e 35ºC no litoral, devendo atingir valores entre 35 e 40ºC nas regiões do interior”.

Está prevista uma descida temporária da temperatura no domingo, que será “menos significativa em Trás-os-Montes e Vale do Tejo.

A partir de segunda-feira, a temperatura vai subir gradualmente, prossegue o IPMA.

A temperatura mínima também deverá subir de forma gradual, “com valores que deverão ser superiores a 20ºC em grande parte do território continental”, em particular no interior e sota-vento algarvio.

“Os valores de temperatura estão acima do habitual para a época do ano e esta persistência poderá levar a uma situação de onda de calor em diversos locais do país, em especial no interior”, alerta o IPMA.

As temperaturas elevadas são consequência de um “anticiclone localizado a nordeste dos Açores, que se estende em crista até ao golfo da Biscaia, em conjunto com um vale depressionário desde o norte de África até à Península Ibérica” e que origina o “transporte de uma massa de ar quente do norte de África”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.