Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irão critica América por causa do racismo

30 mai, 2020 - 20:06 • Filipe d'Avillez com Reuters

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão lamenta o racismo instituído nos Estados Unidos e pede que se ouçam as vozes dos manifestantes que protestam a morte de George Floyd.

A+ / A-

A República Islâmica do Irão criticou este sábado os Estados Unidos por causa da morte de um cidadão negro, asfixiado pela polícia em Minneapolis durante a semana passada.

O Irão e os Estados Unidos são grandes rivais no palco internacional e trocam frequentes acusações, pelo que o Irão não perdeu tempo em lançar farpas à administração de Donald Trump.

“Há quem pense que as vidas dos negros tenham valor”, escreveu o ministro dos Negócios Estrangeiros, Mohammad Javad Zarif, no Twitter, usando o hashtag #BlackLivesMatter.

“Para aqueles de nós que pensamos que têm valor, há muito que chegou a hora para todo o mundo combater o racismo”, concluiu o ministro.

Zarif escreveu ainda que os Estados Unidos estão a desperdiçar os recursos nacionais, lançando-se em aventuras pelo mundo.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão já tinha denunciado o assassinato de George Floyd por um polícia que o imobilizou e depois se ajoelhou durante vários minutos em cima dele, com um joelho por cima do pescoço. Na declaração o Ministério condena o “trágico assassinato de pessoas negras e a discriminação racial mortal nos Estados Unidos”.

A morte de George Floyd provocou fortes protestos nos Estados Unidos que já causaram mais mortes. O Irão, contudo, diz que “as vozes dos manifestantes devem ser ouvidas e a repressão de americanos em sofrimento deve parar imediatamente”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+