A+ / A-

Mais de metade dos portugueses concordam com ideias racistas

27 jun, 2020 - 12:01 • Redação

Segundo o "Público" inquiridos, 62% respondeu afirmativamente a questões que suportam ideologias racistas.

A+ / A-

O último European Social Survey (ESS) de 2018/2019, um dos mais respeitados inquéritos europeus, revela que 62% dos portugueses manifestaram racismo, noticia este sábado o "Público".

O inquérito faz perguntas como: “Há grupos étnicos ou raciais por natureza mais inteligentes? Há grupos étnicos ou raciais por natureza mais trabalhadores?”, ou “há culturas, por natureza, mais civilizadas que outras?”

Segundo o "Público", 62% dos inquiridos respondeu afirmativamente a uma destas questões, sendo que 32% — ou seja, um em cada três portugueses — concorda com as três ideias implicitas nas questões.

Por outro lado, os que discordam de todas crenças racistas representam apenas 11% da população. O mesmo jornal conclui que há três vezes mais pessoas a manifestar racismo do que a rejeitar as crenças racistas.

A amostra aleatória de 1055 portugueses que responderam é representativa da população. Em cada uma das perguntas as percentagens de discordância variam — e é importante centrar na discordância porque seria essa a resposta de quem rejeita uma crença racista.

Na pergunta sobre se há grupos étnicos ou raciais mais inteligentes, apenas 59% discorda; sobre se há grupos étnicos ou raciais por natureza mais trabalhadores, a percentagem de quem discorda ainda é mais baixa, quase metade: de 33,1%. Quanto há questão de se há culturas mais civilizadas do que outras a percentagem dos que discordam é a mais baixa de todas: apenas 12,6% o declaram.

Este sábado, vai decorrer em Lisboa, uma manifestação do Chega sob o lema “Portugal não é racista”. O partido diz que espera 1.500 no desfile entre o Marquês de Pombal e a Praça do Comércio.

O presidente do Chega, André Ventura, endereçou na terça-feira duas cartas à Câmara Municipal de Lisboa e ao Ministério da Administração Interna, nas quais manifesta a “intenção de realizar uma manifestação em Lisboa, no próximo sábado dia 27 de junho, organizada, calma e pacífica, cumprindo ao máximo as regras do distanciamento social e outras que o bom senso dite, de forma a assegurar a segurança máxima de todos os participantes”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+