|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes

Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (28/05/2020)
Visto de Bruxelas (28/05/2020)

​VISTO DE BRUXELAS

Europa distribui ajuda para o pós-Covid19

28 mai, 2020


Bruxelas anunciou ontem o plano de recuperação económica para a União Europeia. Nas últimas 24 horas, montantes e sectores que vão ser beneficiados têm estado a ser revelados. Olhamos para este pacote de ajuda na edição desta quinta-feira.

O bolo total deste novo instrumento para o conjunto dos Estados-membros é de 750 mil milhões de euros. Grande parte - dois terços - serão canalizados através de transferências a fundo perdido. E o restante será sob a forma de empréstimos. Esta verba complementa o orçamento europeu e as redes de segurança e apoios de emergência que já tinham sido aprovados pela UE.

Este financiamento massivo proposto no novo fundo deverá ser dirigido para apoiar o investimento e a liquidez da economia, para apoiar reformas nos sectores relacionados com a transição ecológica e transição digital, para reforçar o sector da saúde os Estados-membros.

Segundo uma chave de distribuição prévia, Portugal poderá ir buscar a este fundo cerca de 26 mil milhões de euros - 15 mil milhões em subvenções e o restante em empréstimos em condições favoráveis.

Países como Itália e Espanha - que foram os mais afetados pela pandemia - estarão entre os principais beneficiários do fundo.

Como é que este fundo vai ser financiado?

É dado um passo não inédito, mas histórico pela dimensão. A Comissão vai utilizar a sua notação de risco - um excelente rating - para contrair empréstimos nos mercados financeiros internacionais - no valor de 750 mil milhões de euros e, depois, este financiamento será canalizado através de programas da UE e reembolsado no longo prazo e vai abranger vários orçamentos da UE, entre 2028 e 2058.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.