Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China pede fim da “Guerra Fria” e promete retaliar decisões de Trump

01 jun, 2020 - 11:58 • Maria João Costa , com Lusa

A China chama-lhe “contra-ataque”, diz que vai responder à decisão de Donald Trump de limitar a entrada de chineses na América e impor sanções a Hong Kong.

A+ / A-

É a resposta da China aquilo que Donald Trump disse na sexta-feira. Três dias depois do presidente americano ter anunciado que os Estados Unidos vão interditar a entrada de cidadãos chineses no território, por representarem “risco” de segurança para o país, a China fala em “contra-ataque”.

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China advertiu esta segunda-feira que "qualquer declaração ou ação que prejudique os interesses da China terá um firme contra-ataque".

A China prometeu assim retaliar contra a decisão dos Estados Unidos que visa não só, limitar a entrada de cidadãos chineses no seu território, como impor sanções comerciais a Hong Kong.

Zhao Lijian deixou um repto a Trump para que abandone “a mentalidade de Guerra Fria” e pediu “que corrijam imediatamente os seus erros”

A medida anunciada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, pode afetar entre outros, estudantes chineses ligados a universidades vinculadas às forças armadas da China ou quadros do Partido Comunista Chinês.

Trump pediu ainda ao seu governo que acabe com medidas comerciais preferenciais concedidas a Hong Kong, depois de Pequim ter aprovado uma controversa lei de segurança nacional na região semiautónoma.

O líder da Casa Branca pediu também aos seus funcionários que investiguem empresas chinesas listadas nas praças financeiras norte-americanas.

Os Estados Unidos passaram nos últimos anos a definir a China como a sua "principal ameaça", apostando numa estratégia de contenção das ambições chinesas, que se traduziu já numa guerra comercial e tecnológica e várias disputas por influência no leste da Ásia.

A Marinha norte-americana reforçou ainda as patrulhas no Mar do Sul da China, reclamado quase na totalidade por Pequim, apesar dos protestos dos países vizinhos. Washington tem vindo a reforçar os laços com Taiwan, que se assume como uma entidade política soberana, contra a vontade de Pequim e que ameaça "usar a força" caso a ilha declare independência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+