Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19 "será o fim das viagens de avião baratas”

23 abr, 2020 - 20:52 • Ana Carrilho

Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) alerta que a necessidade de adotar medidas de distanciamento social a bordo dos aviões pode inflacinar preços das viagens "em mais de 50%".

A+ / A-

Veja também:


“Se as regras de distanciamento social obrigatório forem aplicadas nos aviões, as companhias aéreas terão de aumentar as tarifas em mais de 50% ou, então, abrem falência. Será o fim das viagens de avião baratas”, alerta o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Alexandre de Juniac vê com muita preocupação o facto de algumas companhias estarem a operar os voos com metade dos assentos vazios para garantir mais segurança aos passageiros. É o caso da Emirates, Qantas, Virgin Atlantic e Easyjet.

A Ryanair foi das poucas que se manifestou contra e o CEO da companhia low-cost já avisou que, se tiver que deixar o lugar do meio vazio para cumprir “regras de distanciamento idiotas”, deixa de voar.

Num primeiro momento, só com distanciamento social a bordo é que os passageiros se sentirão seguros para voar. Uma boa estratégia para atrair mais clientes, mas se os preços praticados forem os atuais, a prazo, implica grandes perdas para as companhias, levando algumas à falência. A alternativa é aumentar o preço dos bilhetes, referiu o responsável da IATA.

As contas da associação que reúne as companhias aéreas a nível mundial estão feitas e se pelo menos um terço dos lugares ficarem vazios (em princípio, o lugar do meio), as tarifas terão de aumentar mais 50%. Ou seja, as passagens de avião baratas, “passam à história”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+