A+ / A-

Azambuja: 70 trabalhadores infetados com Covid-19 na Sonae MC

21 mai, 2020 - 13:46 • Redação

Os funcionários da Sonae MC que contraíram o novo coronavírus estão todos "clinicamente bem", adianta a diretora-geral da Saúde.

A+ / A-

Veja também:


Aumenta de 40 para 70 o número de trabalhadores da Sonae MC, da Azambuja, infetados com a Covid-19, avança a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Os trabalhadores da Sonae MC com o novo coronavírus estão todos "clinicamente bem", adiantou Graça Freitas na conferência diária de balanço da doença em Portugal.

Tratam-se de funcionários jovens, "pessoas deslocadas", que "vivem em alojamentos em conjunto", refere a diretora-geral da Saúde.

Nos dois setores da Sonae MC em que foram registados casos de Covid-19 foram realizados, até agora, 339 testes. Naquela empresa da Azambuja trabalham cerca de 800 pessoas.

"Tem havido ótima colaboração entre autoridades de Saúde e as empresas da região, não só a Sonae. A situação está a ser acompanhada de perto para se isolarem contactos e serem tomadas todas medidas", afirma Graça Freitas.

A Sonae também tomou a decisão de "disponibilizar mais meios de transportes de forma a separar os funcionários nos transportes para o local de emprego".

"A empresa está dividida por blocos, o foco deu-se só na parte do frio. A empresa está a fazer testes a todos os trabalhadores para ver se o foco ficou por ali ou houve propagação", disse na quarta-feira à Renascença o presidente da Câmara da Azambuja, Luís de Sousa.

O autarca garantiu que a empresa tem vindo a tomar medidas de contingência mais apertadas como "o desfasamento de horários" para que se evite a concentração de trabalhadores.

No entanto, o problema parece estar nas "muitas deslocações" que os funcionários fazem por todo o país - como Coimbra, Lisboa e Porto - e, nesse aspeto, "não se pode culpar ninguém".

Portugal regista 1.277 mortos (mais 14 que na quarta-feira) e 29.912 infetados (mais 252, o que supõe um aumento de 0,8%) pelo novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS).

O relatório da situação epidemiológica, com dados atualizados até às 24h00 de quarta-feira, indica que, esta quinta-feira, há registo de 6.452 pessoas recuperadas da Covid-19, o mesmo número do dia anterior.

A taxa de letalidade mantém-se nos 4,3% (16,3% acima dos 70 anos).

Mapa da Covid-19

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+