Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

13 de Maio em Fátima

Cardeal Marto: "Ou nos salvamos todos juntos ou nos afundamos todos juntos"

13 mai, 2020 - 12:23 • Henrique Cunha

O bispo de Leiria-Fátima, cardeal D. António Marto, defendeu, na sua homilia, que a pandemia deve fazer repensar estilos de vida, modelos de sociedade e obriga os cristão a serem mais solidários. "Não se pode viver só para produzir e para consumir, para ter e para aparecer”, advertiu

A+ / A-
Cardeal Marto: "Ou nos salvamos todos juntos ou nos afundamos todos juntos"
Cardeal Marto: "Ou nos salvamos todos juntos ou nos afundamos todos juntos"

Veja também:


O bispo de Leiria-Fátima, cardeal António Marto, disse, esta quarta-feira, que "o vírus da indiferença só é derrotado com os anticorpos da compaixão e da solidariedade”.

D. António intervinha com a sua homilia na missa que encerrou as celebrações da primeira peregrinação aniversária do ano, marcada pela ausência de peregrinos, face à pandemia da Covid-19.

"Como cristãos, não podemos ficar indiferentes, olhar para o lado”, advertiu, sublinhando, de seguida, que “a pandemia, com a longa interrupção da vida normal, traz terríveis consequências económicas, sociais e laborais” e já está a gerar “uma pandemia mais dolorosa: a da extensão da pobreza, da fome e da exclusão social, agravada pela cultura da indiferença”.

O bispo de Leiria-Fátima reforçou que os “cristãos não podem olhar para o lado” porque vivemos “uma situação que já bate à porta das Cáritas diocesanas e de várias paróquias”, soando a “sinal de grito de alarme".

Para além de destacar o impacto da Covid-19 na sociedade,” uma situação dramática e trágica, sem precedentes, que nos convida a refletir sobre a vida”, o cardeal, que é também vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, alertou para a necessidade de a sociedade ser responsável e solidária, pois “damos conta de que a nossa liberdade só pode ser exercida na responsabilidade e na solidariedade, que somos interdependentes e solidários uns dos outros e, por isso, "ou nos salvamos todos juntos ou nos afundamos todos juntos”.

D. António Marto assinalou, por outro lado, que a pandemia “é um chamamento à conversão espiritual mais em profundidade” e também “um chamamento aos fiéis cristãos, mas também a todos os homens, que permanecem criaturas de Deus”.

"Uma vida melhor na nossa casa comum, em paz com as criaturas, com os outros e com Deus, uma vida rica de sentido requer conversão", insistiu, defendendo, neste contexto, uma mudança de paradigma, que seja menos centrado no “poder cientifico-técnico, no poder económico-financeiro” ou no consumo, com novos hábitos e outro estilo de vida, mais atento à dimensão interior.

"Não se pode viver só para produzir e para consumir, para ter e para aparecer”, advertiu o cardeal Marto, lançando o desafio: "Perguntemo-nos, pois, se temos tempo para Deus, se lhe damos o lugar que Ele merece no nosso coração e na nossa vida."

Procissão das velas no 13 de Maio. Três peregrinos iluminam noite mais escura de Fátima
Procissão das velas no 13 de Maio. Três peregrinos iluminam noite mais escura de Fátima

“Voltaremos, Mãe querida"

O cardeal situou a celebração desta manhã em Fátima, lembrando que, pela primeira vez na história “desde 1917, neste grande dia 13 de maio” em que “o teu povo amado, Senhora, vindo dos mais diversos ângulos do mundo não pode estar aqui, em multidão, impedido pelos riscos da saúde pública. De repente, algo que nem sequer podíamos imaginar confina-nos nas nossas casas e priva-nos dos momentos mais desejados e afetuosos da vida, como este que vivemos cada ano junto ti, ó terna mãe”.

No final da celebração, o cardeal agradeceu “esta peregrinação interior, a luz, a esperança, a consolação e a paz de Cristo que levas às nossas casas” e deixou uma mensagem de confiança e o compromisso: “Voltaremos, Mãe querida.”

“Hoje fazes tu o caminho da ida; o caminho da volta fá-lo-emos nós quando superarmos esta ameaça que no-lo impede. Voltaremos - é a nossa confiança e nosso compromisso. Voltaremos juntos aqui, em ação de graças, para te cantar 'aqui vimos, mãe querida, consagrar-te o nosso amor'", rematou D. António Marto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Mãe da Bondade
    14 mai, 2020 S. Marcos da Serra 3/5/2020 10:02
    Maria, Mãe da Bondade em 3/5/2020 S. Local Corgo da Igreja - S. Marcos da Serra Portugal: Rezem, rezem, rezem muito meus filhos, rezem pela Igreja do Meu Filho Jesus, pois as Aparições na minha Cova da Iria e no Corgo da Igreja, são sobretudo, eclesiásticas. A mensagem Final em Fátima, a parte final do Meu Segredo é toda ou quase em sua totalidade voltada para a Igreja e esta parte vos será dada a conhecer não por revelação mais pelo próprio desenrolar dos acontecimentos. Meus filhos, falando da pandemia, os meus filhos predilectos, cardeais, bispos, sacerdotes e mesmo o vosso Papa Francisco, precipitadamente reagiram mal e movidos pelo pânico ao proibir de fechar as Igrejas. Enquanto os Supermercados, Farmácias, transportes, estiveram abertos e acessíveis. Não foram extremamente criativos para se encontrar com as autoridades sanitárias da vossa área da saúde, uma maneira de celebrar a Santa Missa e fornecer os Sacramentos, mesmo para um pequeno grupo de fiéis.

Destaques V+