A+ / A-

​Há quanto tempo as usamos? Exposição revela tudo sobre as máscaras

12 mai, 2020 - 17:03 • Maria João Costa

Dia Internacional dos Museus celebrado na próxima segunda-feira com exposição online intitulada “Um Mundo de Máscaras” que junta cinco museus portugueses.

A+ / A-

É a imagem de marca do novo normal. O uso de máscaras generalizou-se. De tecido, cirúrgicas, em forma de bico de pato ou com panos decorativos, há de tudo um pouco. Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, na próxima segunda-feira, dia 18, cinco museus portugueses juntaram esforços numa exposição dedica às máscaras.

“Um Mundo de Máscaras” é uma mostra promovida pelo Museu da Farmácia, em parceria com quatro outros museus: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Museu da Marioneta, Museu do Oriente e Museu Nacional de Etnologia.

“Com a exposição ‘Um Mundo de Máscaras’ pretendemos promover uma ponte entre o presente e o passado, revelando um mundo de histórias dentro de um objeto, que se torna rosto da diversidade de museus e coleções em Portugal”, explica Gonçalo Magano, curador do Museu da Farmácia.

Este ano, o Dia Internacional dos Museus é dedicado ao tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” e marcará também a data para a reabertura dos museus, palácios e monumentos, em Portugal.

Esta exposição dedicada às máscaras será apresentada online e tem como embaixadora a secretária de Estado da Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

Numa altura em que o uso de máscaras se generalizou e são o rosto visível da pandemia de Covid-19, esta mostra vai mostrar o uso de máscaras através dos tempos.

Ao todo poderá ver mais de 30 máscaras provenientes de diferentes culturas, que pertencem aos cinco museus. “Desde máscaras de rituais, a máscaras de proteção, máscaras de tradição, máscaras de cerimónias, máscaras de ópera e de teatro, máscaras de xamãs, de curandeiros e de feiticeiros”, explica o Museu da Farmácia, em comunicado.

A galeria de imagens é acompanhada por textos e vídeos explicativos e estará disponível na página Um Mundo de Máscaras. Para já a visita será virtual a partir de segunda-feira, mas no futuro, espera-se que esta mostra possa vir a ser vista “em formato presencial”, informa o Museu da Farmácia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+