Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Visto de Bruxelas
Semanalmente, um olhar sobre a atualidade europeia. Quinta às 13h.
A+ / A-
Arquivo
Visto de Bruxelas (30/04/2020)

​VISTO DE BRUXELAS

Recuo recorde da economia na zona euro

30 abr, 2020 • Vasco Gandra com Pedro Caeiro


Os efeitos da pandemia na economia europeia são devastadores. Quer para o crescimento, quer para o emprego. No programa desta quinta-feira falamos ainda no pedido de Portugal e mais onze países para a Comissão Europeia alterar o regulamento na parte sobre cancelamento de voos.

A economia da zona euro recuou no primeiro trimestre 3,3% face ao período homólogo e 3,8% na comparação com o anterior, a maior queda registada desde 1995, segundo uma estimativa do Eurostat.

Na União Europeia (UE), o Produto Interno Bruto (PIB) caiu 2,7% face aos primeiros três meses de 2019 e 3,5% na comparação com último trimestre do ano passado, refere o Eurostat.

De acordo com estimativa do Eurostat, a taxa de desemprego fixou-se nos 7,4% na zona euro e nos 6,6% na União Europeia (UE) em março, o mês do início das medidas de confinamento devido à covid-19 pelos Estados-membros. Na zona euro, a taxa de desemprego subiu, em março, face aos 7,3% de fevereiro, mas recuou na comparação homóloga (7,7%).

Mudanças à vista para voos cancelados

Doze países, entre os quais Portugal, pedem à Comissão Europeia uma mudança temporária das regras que se aplicam aos passageiros com voos cancelados - isto para permitir às transportadoras optar pelo "voucher" em vez do reembolso em dinheiro devido às dificuldades financeiras.

O regulamento europeu determina a obrigação de as companhias darem a escolher entre reembolso em dinheiro ou um voucher para outro voo.

A questão é que a pandemia de coronavírus provocou o cancelamento de muitos voos - com impacto financeiro sem precedentes no transporte aéreo. Além disso, as transportadoras deixaram de ter o negócio de passageiros, mas continuam a ter os custos de exploração, dizem os doze países.

Por isso, pedem à Comissão que altere o regulamento com urgência - ainda que de forma temporária para permitir às companhias aéreas escolher os meios de reembolso dos passageiros. Uma medida que poderá ser uma solução para as atuais restrições de liquidez das transportadoras aéreas.

As restrições nas viagens na União Europeia não afetam apenas o transporte aéreo. Bruxelas pediu esta semana o fim das limitações às viagens por forma a permitir a retoma do setor do turismo.

Um setor que poderá perder até 50% da faturação devido à pandemia. A Comissão quer o levantamento dessas restrições, em função a situação epidemiológica.

Bruxelas deverá apresentar nas próximas semanas um conjunto de diretrizes para o setor do turismo, nomeadamente os transportes, que permitam o regresso faseado a uma certa normalidade.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.