A+ / A-

Coronavírus. Sindicato da PSP pede máscaras reutilizáveis

26 abr, 2020 - 00:01 • Pedro Mesquita com Lusa

ASPP considera que cada polícia devia ter, pelo menos, uma máscara social reutilizável como ferramenta de trabalho.

A+ / A-

Veja também:


A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) pede ao Ministério da Administração Interna para que forneça máscaras sociais reutilizáveis aos polícias, defendendo que passem a fazer parte do equipamento policial.

Em comunicado, a ASPP considera que cada polícia devia ter, pelo menos, uma máscara social reutilizável como ferramenta de trabalho e que devia fazer parte do equipamento policial a distribuir pela Polícia de Segurança Pública.

“Após o estado de emergência, a Polícia terá naturalmente mais intervenções com a população o que tornará a missão mais complexa do ponto de vista operacional e de maior risco de contágio”, refere aquele sindicato, frisando que os polícias têm como missão uma presença ativa nos meios mais populacionais, pelo que é “razoável e indispensável” os meios de proteção.

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, sublinha à Renascença que os agentes não querem ser factor de contágio e também não querem ser infectados.

"Durante o estado de emergência a viseira tem servido para a grande parte dos serviços que fazemos. No entanto, depois de terminar o estado de emergência, a polícia vai ter um trabalho muito maior porque vai haver mais pessoas na rua, mais interação com a população e, portanto, temos aqui uma dupla responsabilidade: não sermos fator de contágio de ninguém, mas também não sermos contagiados", refere.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou mais de 198 mil mortos e infetou mais de 2,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Em Portugal, morreram 880 pessoas das 23.392 confirmadas como infetadas, e há 1.277 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+