Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Covid-19

Coronavírus afeta mais de três mil milhões de trabalhadores em todo o mundo

07 abr, 2020 - 15:25 • Ana Carrilho

Organização Internacional do Trabalho garante que esta é a maior crise global deste a II Guerra Mundial.

A+ / A-

Veja também:


A Covid-19 está a provocar perdas devastadoras em horas de trabalho e emprego, é a “pior crise global desde a II Guerra Mundial e é preciso agir rapidamente, de forma decisiva e em conjunto”, diz o director-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder.

Na atualização do relatório sobre “Covid-19 e o mundo do trabalho”, divulgada esta terça-feira, a OIT diz temer que a previsão inicial de perda de 25 milhões de empregos no final do ano, seja ultrapassada. Atualmente, a nível global, quatro em cinco pessoas (81%) estão a ser afetadas pelo encerramento total ou parcial das empresas, ou seja, 3,3 mil milhões de pessoas.

De acordo com este relatório, 6,7% das horas de trabalho deverão ser eliminadas neste segundo trimestre pela pandemia Covid-19, atingindo 195 milhões de pessoas com trabalho a tempo completo.

Hotelaria, restauração, indústria, retalho, comércio e atividades administrativas são os setores identificados como “de alto risco”. 1,25 mil milhões de pessoas trabalham nestes setores onde se registam aumentos ”drásticos e devastadores” no "lay-off", reduções de salário e horário de trabalho, refere a versão atualizada do documento. Um grande número destes trabalhadores tem empregos mal remunerados e pouco qualificados, em que uma perda repentina de rendimentos tem efeitos devastadores, acrescenta o relatório.

A nível regional, a proporção de pessoas a trabalhar nestes “setores em risco” varia entre 41% nas Américas e 26% na Ásia Pacífico. Em África, um grande nível de informalidade conjugado com a ausência de proteção social, elevada densidade populacional e fraca capacidade, coloca, segundo a OIT, graves desafios económicos e de saúde, aos governos. A nível global, há dois mil milhões de pessoas que trabalham no setor informal e que estão particularmente expostas ao risco.

Maior crise global depois da 2º Guerra exige ação rápida, decisiva e conjunta

A Organização Internacional do Trabalho alerta que o eventual aumento do emprego em 2020 vai depender, substancialmente, dos desenvolvimentos futuros e das medidas. O diretor-geral da OIT frisa que os trabalhadores e as empresas estão a enfrentar uma catástrofe, quer nas economias desenvolvidas, quer em desenvolvimento.

Por isso, Guy Ryder avisa que “temos de agir rápido, de forma decisiva e em conjunto. As medidas certas e urgentes podem fazer a diferença entre a sobrevivência e colapso”.

O relatório, que descreve a Covid-19 como “a pior crise global desde a II Guerra Mundal”, aponta a necessidade de adoção de políticas integradas e em grande escala, centradas em quatro pilares: apoio às empresas, ao emprego e rendimentos; estímulo à economia e emprego, proteção dos trabalhadores no local de trabalho e recurso ao diálogo social entre governos, trabalhadores e empregadores para encontrar soluções.

Para Guy Ryder não há dúvida de que “este é o maior teste à cooperação internacional em mais de 75 anos. Se um país falha, falhamos todos”.

O diretor-geral da OIT alerta ainda que as escolhas que forem feitas agora irão afetar diretamente a maneira como esta crise se vai revelar e as vidas de milhões de pessoas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+