Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato dos Jogadores

Coronavírus. ​Futebolistas "recusam pressão" de um regresso imediato

06 abr, 2020 - 13:28 • João Fonseca

Presidente do Sindicato de Jogadores avisa que só com "garantias" das autoridades responsáveis haverá disponibilidade para regressar aos treinos e aos jogos. O futebol está suspenso em Portugal, devido à pandemia de Covid-19

A+ / A-

Joaquim Evangelista não quer ouvir falar de que os campeonatos, treinos e jogos podem estar de regresso no final do próximo mês de maio. O presidente do Sindicato dos Jogadores anuncia, em Bola Branca, que o "incomoda" o anúncio constante de que o futebol pode estar de volta em breve.

"Incomoda-me a pressão que se está a fazer para se iniciar uma competição, quando isso não é a prioridade. A prioridade é a segurança e a saúde dos portugueses, incluindo os jogadores", sublinha.

Evangelista deixa claro, como porta-voz dos atletas, que "os jogadores só vão aceitar jogar quando estiverem garantidas as condições necessárias pelas autoridades de Saúde". "Até lá não vale a pena ter veleidades", conclui.

A Liga aponta 30 de maio como data possível para retomar as competições profissionais, com as dez jornadas que faltam realizar a acontecer à porta fechada. Os campeonatos foram interrompidos à 25.ª jornada, devido à pandemia de Covid-19. A UEFA, depois de ter indicado 3 de agosto como data limite para o fecho da época, veio retificar a informação, com a nota de que houve uma interpretação errada do que havia sido dito por Aleksander Ceferín.

“O presidente foi muito claro em que não podia dar datas específicas para o final da época”, indicou o organismo responsável pelo futebol europeu, depois de surgir na imprensa a data limite de 3 de agosto.

O organismo diz estar, juntamente com a Associação Europeia de Clubes e a Associação das Ligas Europeias, a analisar desde 17 de março todas as opções para que se conclua a época.

“A primeira prioridade de todos os membros do grupo de trabalho é preservar a saúde pública. Uma das opções estudadas recorrentemente foi a de jogar em julho e agosto, se necessário, dependendo da permissão das autoridades nacionais”, acrescenta em comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+