Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Óperas e músicos do Teatro Nacional de São Carlos à distância de um clique

23 mar, 2020 - 16:00 • Maria João Costa

Teatro, que está fechado devido ao surto de coronavírus, disponibiliza podcast diário de segunda a sexta-feira.

A+ / A-

#SãoCarlosEmSuaCasa é o nome do conjunto de iniciativas anunciadas esta segunda-feira pelo Teatro Nacional de São Carlos. A casa de ópera de Lisboa, cujas portas permanecem encerradas, responde assim às restrições impostas por causa da pandemia do novo coronavírus. Será através da internet que promete fazer chegar aos apreciadores de música clássica, novos conteúdos e não é preciso comprar bilhete.

Durante a suspensão da atividade, o São Carlos mostra-se assim comprometido na “continuidade da sua missão de serviço público”. Para tal e já a partir desta segunda-feira, no site do Teatro Nacional de São Carlos ou através das páginas das redes sociais Facebook e Instagram, vai poder ver várias rúbricas.

Desde logo, será disponibilizado um podcast de 30 minutos, de segunda a sexta-feira, sempre às 13h. Jorge Rodrigues, que já nos habituamos a ver no palco do evento "Festival Ao Largo" a explicar ao público as grandes áreas da música clássica, irá agora conduzir uma conversa de meia hora onde – diz o São Carlos em comunicado – vai narrar “algumas das estórias e da história do Teatro”

Com 227 anos de vida, o São Carlos vira-se assim para as ferramentas dos tempos modernos. Será também diariamente disponibilizada uma rúbrica chamada “Eu, músico”. A ideia é dar espaço aos elementos do Coro do Teatro Nacional de São Carlos e da Orquestra Sinfónica Portuguesa. Cada um vai partilhar a sua arte das mais variadas formas, diz o São Carlos que explica que essa intervenção poderá ir “desde a interpretação de excertos de obras, a outra formas mais criativas.”

Os conteúdos de livre acesso que serão agregados pela designação #SãoCarlosEmSuaCasa, preveem ainda a abertura dos arquivos digitais. “Periodicamente, partilharemos conteúdos já disponíveis noutras plataformas [Arquivos RTP, Memórias da Ópera, outros], agregando-os nos nossos canais e contextualizando-os com mais pormenores”, escreve o Teatro Nacional de São Carlos.

Nas palavras de Conceição Amaral, a presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P.E – o organismo que gere o São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado – esta iniciativa visa “estar mais próximo dos que estão em casa e de todos os que atravessam momentos mais difíceis”. Aquela responsável explica que assim querem “dar a conhecer melhor, a casa da Ópera em Portugal: o Teatro Nacional de São Carlos, a sua Orquestra, o seu Coro, todos os seus profissionais através de estórias e de momentos inesquecíveis”.

No atual contexto de estado de emergência e no esforço nacional para conter o novo coronavírus o São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado têm as suas atividades e espetáculos suspensos até 6 de abril.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Helder Antonio Lamei
    26 mar, 2020 Paço d'Arcos 15:14
    PORQUE RAZÃO TEMOS MEDO DE DIZER QUE VIVEMOS EM GUERRA ! È preciso que todos tenhamos essa noção porque só assim os comportamentos se modificam. Os industriais já deviam ter tomado a iniciativa de ter reconvertido as suas produções para os Bens que neste momento são mais necessários ( mascaras , fatos de protecção , viseiras, luvas , tudo o que neste momento sirva para a protecção de quem luta directa e indirectamente contra este INIMIGO ! Deixemos as certificações de qualidade para outra altura mas façamos em consciência o Nosso MELHOR ! Porque não, deixarmo-nos de Palavras Mansas para quem não cumpre com as directivas que foram dadas pelas autoridades Nacionais. È PRECISO ATITUDE !

Destaques V+