Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Não pode ir ao Teatro Nacional D. Maria II? Vai o teatro até si

20 mar, 2020 - 18:00 • Maria João Costa

Encerrado até 6 de abril, Teatro Nacional D. Maria II encontra fórmulas de levar o teatro a casa em tempo de estado de emergência.

A+ / A-

Se calhar esta até vai ser a oportunidade para ver aquela peça que deixou escapar. O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), em Lisboa, quer manter a proximidade com o seu público e para encurtar a distância física em tempo de estado de emergência vai levar à cena, peças através da internet.

É já este sábado que vai poder ver a peça, a “Montanha Russa, de Inês Barahona e Miguel Fragata. Este é um espetáculo musical pensado para um publico adolescente e adulto que conta com música da dupla Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves dos Clã. Vai poder ver a “Montanha Russa” a partir das 21h na Sala Online do D. Maria II. Basta ir ao site www.tndm.pt e clicar onde diz “D. Maria em casa”. Lá encontra a entrada para a sala.

Em comunicado, o TNDM diz que tem como objetivo “incentivar os portugueses a incluírem o teatro nas suas novas rotinas”. Numa altura em que estamos muitos de nós a trabalhar a partir de casa, temos também de ter os momentos de lazer e o TNDM dá essa ajuda. O “calendário com os restantes espetáculos será relevado brevemente”, diz o Nacional.

A sala do Rossio dirigida pelo encenador Tiago Rodrigues – Prémio Pessoa 2019 – revela ainda que “terá uma programação diária exclusivamente online e gratuita. Todas as sextas e sábados, às 21h”. A ideia desta programação será apresentar ao público “produções e coproduções do D. Maria II que estrearam nos últimos anos e que agora, pela primeira vez, podem ser vistas em casa.”

Para o Dia Mundial do Teatro, que se celebra na próxima sexta-feira, dia 27 de março, o D. Maria II está também a preparar programação especial para que possa ver em casa. Também as redes sociais de Instagram e Facebook do Nacional vão ter, de segunda-feira a domingo, conteúdos sobre o TNDM, a sua “história, atores, espetáculos ou dramaturgia, com os quais os espectadores são convidados a interagir”.

Grave um vídeo de teatro em casa e pode ganhar bilhetes para a próxima temporada

Também pode fazer o seu teatro em casa, sim, o TNDM desafia-o a “gravar vídeos com pequenas peças de teatro em família, recriações de cenas famosas de teatro, cinema ou televisão, histórias inventadas ou leituras de textos”

A ideia é que esses vídeos sejam partilhados hoje mesmo no Instagram ou no Facebook com as hashtags #dmariaiiemcasa, #teatroemcasa e #ficoemcasa. O TNDM promete “regularmente partilhar os melhores vídeos nas suas redes sociais. No final do Movimento D. Maria II em Casa, haverá ainda prémios para os vídeos mais originais: assinaturas de 20, 10 e 5 espetáculos, para a próxima temporada do D. Maria II.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+