Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais dois casos positivos no Porto. Sobe para oito infetados em Portugal

05 mar, 2020 - 08:31 • Redação

São dois homens na casa dos 50 anos - um esteve no Norte de Itália e o outro foi contaminado por outro paciente. Ambos estão em "situação clínica está estável".

A+ / A-

A Direção-Geral da Saúde confirmou, esta manhã, dois novos casos positivos de Covid-19, que estão internados no Hospital de São João no Porto.

“Um homem de 50 anos que veio de Itália e um homem de 49 anos com ligação a caso confirmado”, pode ler-se na nota enviada à redação.

No total, Portugal tem oito casos confirmados de Covid-19, sete homens e uma mulher. Os doentes estão internados em hospitais do Porto, Coimbra e Lisboa.

No boletim divulgado ao final do dia de quarta-feira sobre a situação epidemiológica em Portugal, a DGS informava que estavam registados 117 casos suspeitos.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

Uma equipa de cientistas chineses identificou a estrutura completa da proteína ACE2, que o coronavírus usa para entrar nas células humanas, o que pode facilitar o desenvolvimento de possíveis vacinas. O estudo, publicado na revista científica “Science”, é assinado por investigadores de três instituições da China, país onde o coronavírus, que provoca a doença Covid-19, foi detetado pela primeira vez, no final do ano passado.

O surto de Covid-19, que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou mais de 3.200 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 78 países, incluindo seis em Portugal. Mais de 53 mil pessoas recuperaram.

Além dos 3.012 mortos na China Continental, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos e Filipinas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+