Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus. ​Imagem manipulada do portal do SNS causa alarme em colégio de Lisboa

03 mar, 2020 - 17:38 • José Pedro Frazão , Cristina Nascimento

Direção do colégio nega a existência de qualquer caso suspeito de Covid-19. A imagem, que circula por grupos privados de WhatsApp, "informa" da existência de um caso positivo de coronavírus entre os alunos do Colégio Valsassina.

A+ / A-

Veja também:


Uma imagem manipulada do portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a causar alarme entre os encarregados de educação de um colégio privado de Lisboa.

De acordo com esta imagem, que circula por grupos privados de WhatsApp, o Serviço Nacional da Saúde estaria a informar a existência de um caso positivo de coronavírus entre os alunos do Colégio Valsassina.

“Novo caso de Covid-19 confirmado no Colégio Valsassina em Lisboa”, lê-se na legenda da imagem. No corpo do texto é possível ler “Luis Esteves, aluno do Colégio Valsassina, em Lisboa, foi internado no Centro Hospitalar de Santa Maria”.

Contactado pela Renascença, fonte do colégio nega a existência deste caso positivo de Covid-19 e garante que não existe registo de nenhum aluno com o nome Luis Esteves nos últimos anos naquele estabelecimento de ensino.

A mesma fonte adianta que a direção do colégio tem sido contactada por diversos encarregados de educação preocupados com a informação que está a ser divulgada.


A imagem falsa atribui citações à ministra da Saúde retiradas de contexto e manipuladas, a partir de declarações feitas por Marta Temido na conferência de imprensa quando foram confirmados os dois primeiros casos positivos em Portugal.

O texto apresenta ainda erros ortográficos e incorreções, nomeadamente o nome da unidade hospitalar (o nome correto é Centro Hospitalar Lisboa Norte, ao qual pertence o Hospital de Santa Maria).

O estabelecimento de ensino já desmentiu a informação num comunicado disponível no site do colégio.

"Realçamos que estamos a ser alvo de um ataque de um, ou mais indivíduos, que gerando notícias falsas pretendem provocar o pânico junto da nossa comunidade escolar", afirmam.

Em Portugal há quatro casos confirmados de coronavírus. A nível mundial, desde o início do surto registaram-se mais 90 mil casos, dos quais quase 50 mil recuperaram e mais de 3.100 morreram.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+