Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Decidir Europa
Todas as semanas, um convidado especial fala sobre os grandes temas da Europa e do mundo no programa "Decidir Europa", com edição do jornalista José Bastos.
A+ / A-
Arquivo
Decidir Europa - Pedro Gouveia e Melo - 21/02/2020

Decidir Europa

"Não foi possível"

21 fev, 2020 • José Bastos


​Pedro de Gouveia e Melo analisa os desafios da União Europeia.

Mais de 24 horas de negociações não foram suficientes para Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, aproximar posições na negociação do quadro financeiro da União Europeia no período 2021-2027.

Os dois lados continuam irredutíveis: numa das margens estão os países que defendem um orçamento mais ambicioso – o grupo conhecido como ‘amigos da coesão’ composto por capitais do sul e do leste, Portugal incluído, na outra margem estão os chamados ‘países frugais’, os mais ricos (Suécia, Holanda, Dinamarca e Áustria) reunidos em encontros onde Merkel e Macron estão também presentes.

“Não foi possível. Precisamos de mais tempo”, disse Charles Michel depois de constatar o fracasso e sem avançar com datas para uma próxima cimeira. “Às vezes é necessário deixar as propostas amadurecer”, indicou Ursula von der Leyen. “Ainda não estamos lá, mas vamos no bom caminho”, dizia a líder da Comissão Europeia.

Pela frente fica um processo negocial ambicioso com uma complexa geometria de alianças para tentar cobrir o buraco anual de 12 mil milhões de euros anuais deixado pelo Brexit.

Pedro de Gouveia e Melo, vice-presidente da UAE, União de Advogados Europeus, analisa a saída do Reino Unido, as negociações a manter entre Bruxelas e Londres para a futura relação com a União Europeia e a dificuldade em chegar a acordo para o quadro financeiro plurianual.

Especialista em direito comunitário e regras do mercado interno na MLGTS, Pedro de Gouveia e Melo desenvolve também a sua atividade na área do direito de concorrência internacional.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.