Emissão Renascença | Ouvir Online
Casa Comum
A política nacional e europeia em debate à quarta-feira às 13h05 e às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Casa Comum - "Grau de violência no futebol não existe em outros setores" - 19/02/2020

Casa Comum

Francisco Assis e o caso Marega: "Grau de violência no futebol não existe noutros setores"

19 fev, 2020 • José Pedro Frazão


O episódio de racismo que envolveu, em Guimarães, o jogador portista Marega, foi um dos temas em destaque no programa “Casa Comum” desta semana.

Elogiando a “coragem e dignidade” do futebolista ao abandonar o relvado, Paulo Rangel considera que o que aconteceu “não é inédito” no futebol português. “O futebol é uma exceção àquilo que é o Estado de direito. Não há mais racismo no futebol, mas tolera-se mais. A pessoa pode dizer tudo o que lhe apetece. A nossa complacência, enquanto sociedade, para com o futebol é muito maior”, explica.

Por sua vez, Francisco Assis lamenta que “tudo o que de mais negativo existe no homem vem ao de cima” no futebol. E critica a posição inicial do Benfica, por não ter referido o nome do Marega na sua reação ao caso. “Creio que aconteceu por ‘cegueira’ clubística, por alguma incapacidade de compreender verdadeiramente o que esteva em causa, por excesso de sectarismo. Não estiveram [direção do Benfica] claramente à altura da sua responsabilidade”, refere.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.