Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto felicita Casillas por candidatura à Federação Espanhola de Futebol

17 fev, 2020 - 22:22 • Redação

Clube congratula-se com a decisão do guarda-redes, de 38 anos, de perseguir um novo desafio profissional.

A+ / A-

O FC Porto felicitou Iker Casillas pela candidatura à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol, esta segunda-feira.

"O atleta do nosso clube ainda este domingo foi uma das vozes de incentivo que se fizeram ouvir através de vídeo no balneário em Guimarães, sofrendo e vibrando como se em campo estivesse. É, pois, com esta alma de Dragão que nos comprazemos em mais este objetivo ambicioso que Iker traçou para si", pode ler-se, em comunicado no site oficial dos dragões.

Iker Casillas anunciou, esta segunda-feira, a candidatura à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol e o fim da carreira de futebolista, aos 38 anos. Numa publicação no Twitter, o guarda-redes do FC Porto comunicou o arranque a campanha e revelou que informou Pinto da Costa da sua decisão.

Produto da formação do Real Madrid, a estreia de Iker Casillas pela equipa principal aconteceu na época 1999/00, em Bilbau, frente ao Athletic.

O guarda-redes espanhol não voltou a largar o lugar. Somou 725 jogos com a camisola da equipa principal do Real Madrid, tornando-se, a par de Raúl, a principal figura do clube na primeira década do século XXI.

Casillas conquistou cinco campeonatos, duas Taças do Rei, quatro Supertaças, três Ligas dos Campeões – a última em Portugal, no Estádio da Luz, em 2013/14 –, um Mundial de Clubes e duas Supertaças Europeias. No total, são 17 títulos com o Real Madrid.

Em 2015, Casillas trocou o Real Madrid pelo FC Porto, apesar de ter propostas de todo o mundo.

Em quatro temporadas, foi praticamente sempre o número um das redes portistas, com um total de 156 jogos realizados.

Na época passada, a vida de Casillas parou. Durante um treino, a 1 de maio de 2019, o guarda-redes sofreu um enfarte do miocárdio. Fora de perigo de vida, e fora dos relvados para o que restava da temporada, ficou a questão: poderia Casillas regressar aos relvados? Não regressou.

O último jogo de Iker Casillas foi em Vila do Conde, no Estádio dos Arcos, num jogo em que o FC Porto empatou com o Rio Ave. Foram os últimos 90 minutos da carreira do antigo guarda-redes, agora candidato à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+