Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Europa para que te quero?
Todas as segundas-feiras, depois das 13h, o correspondente da Renascença em Bruxelas, Vasco Gandra, explica que consequências têm na vida dos cidadãos as decisões tomadas pela Comissão Europeia.
A+ / A-
Arquivo
Europa para que te quero? (03-02-2020)

EUROPA PARA QUE TE QUERO?

​Erasmus: 30 anos de mobilidade europeia

03 fev, 2020 • Vasco Gandra


Em 30 anos, 10 milhões de pessoas já participaram naquele que é um dos mais conhecidos programas da União Europeia.

O Erasmus promove a mobilidade e o intercâmbio de estudantes universitários, mas também de professores e funcionários das Instituições de Ensino Superior.

A vertente relativa aos estudantes é a mais popular. Permite a um jovem de um país efectuar um período de estudos entre cinco meses e um ano, num estabelecimento de ensino superior noutro país. Estudos esses com pleno reconhecimento académico no país de origem.

Participam no programa os 27 Estados-membros do bloco comunitário e mais 7 países europeus, mas a iniciativa está igualmente aberto a candidatos de outros continentes.

Um orçamento substancial de quase 3 mil milhões de euros permitiu que em 2018 fosse alcançado mais um recorde. Segundo os últimos dados da Comissão Europeia, 850 mil estudantes, professores e funcionários puderam beneficiar do programa de intercâmbio.

O programa Erasmus é visto em Bruxelas, mas também nos países participantes, como um dos mais emblemáticos do espírito do projecto europeu já que facilita a mobilização, aproxima os europeus entre si, favorece o conhecimento e a aprendizagem de outras línguas europeias.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.