Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Notícia Renascença

​Juízes passam a ter regras para aceitar bilhetes para o futebol

01 fev, 2020 - 01:10 • Marina Pimentel , com redação

A medida surge na sequência do novo Estatuto dos Magistrados Judiciais, que entrou em vigor no início deste ano.

A+ / A-

Os juízes vão passar a ter regras para poderem aceitar a oferta de bilhetes pelos clubes de futebol, avança o Conselho Superior de Magistratura (CSM) em resposta a uma pergunta da Renascença.

A medida surge na sequência do novo Estatuto dos Magistrados Judiciais, que entrou em vigor no início deste ano.

O Conselho Superior de Magistratura (CSM), que é o órgão disciplinar e de gestão dos juízes, está a preparar um Código de Conduta.

Nessa carta de boas práticas “a questão das ofertas de bilhetes de futebol é uma das que será objeto de regulamentação", avança o CSM, em resposta a uma pergunta colocada pela Renascença.

O novo Estatuto dos Magistrados Judiciais foi promulgado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em agosto de 2019 e entrou em vigor já no início deste ano.

Com esta revisão, os juízes vão poder ganhar mais do que o primeiro-ministro, o que não podia acontecer até agora.

As alterações remuneratórias propostas para a revisão do Estatuto dos Magistrados Judiciais contemplem aumentos salariais para os juízes conselheiros na ordem dos 700 euros, entre outras situações, beneficiando sobretudo os magistrados colocados nos tribunais superiores.

A alteração ao Estatuto dos Magistrados Judiciais foi aprovada, no parlamento, em 31 de maio de 2019, com os votos favoráveis de PS, PCP, CDS-PP e PEV, permitindo aos juízes conselheiros ter um vencimento superior ao do primeiro-ministro.

Votaram contra a alteração à lei as bancadas do BE, do PSD, do PAN e o deputado Paulo Trigo Pereira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+