Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Pinto no Twitter: “Há ainda muita coisa que os portugueses merecem saber”

30 jan, 2020 - 09:55 • Redação

O "hacker", que está em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, vai a julgamento por 90 dos 147 crimes de que estava acusado.

A+ / A-

Rui Pinto voltou ao Twitter para criticar as autoridades portuguesas, deixando no ar a ideia de que pode vir a fazer novas revelações relativas ao BES Angola e Vistos Gold.

"Acho que os portugueses já perceberam que a minha prolongada e desproporcional prisão preventiva tem como objetivo primordial silenciar as minhas denúncias e manter escândalos como o Luanda Leaks fechados a sete chaves", lê-se na página de Twitter associada a Rui Pinto.

Num texto publicado esta madrugada, o “hacker” (pirata informático) acusa a justiça portuguesa de querer silenciar os escândalos como Luanda Leaks.

“Se dependesse da Polícia Judiciária e do Ministério Público português, estas informações nunca viriam a público”, lê-se na declaração.

“Vistos Gold, ESCOM, BES Angola... há ainda muita coisa que os portugueses merecem saber”, termina Rui Pinto, de 30 anos.

Contatado pela Renascença, o advogado Francisco Teixeira da Mota não quis prestar declarações.

Esta semana, Rui Pinto, preso preventivamente no âmbito do caso Football Leaks, assumiu, através dos seus advogados, que entregou discos rígidos à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiram a recente revelação dos Luanda Leaks. Na altura esclareceu que entregou esta informação, no cumprimento do que entende ser um dever de cidadania.

O papel que o “hacker” português reivindica na divulgação dos negócios de Isabel dos Santos voltou a colocar em destaque o estatuto do denunciante.

O "hacker", que está em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, vai a julgamento por 90 dos 147 crimes de que estava acusado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Desabafo Assim
    02 fev, 2020 10:35
    Hoje a prisão só é merecida por quem não se arrepende, sobre podres dos outros quero lá saber.
  • Joaquim
    30 jan, 2020 Aqui 13:31
    Para quem não sabe, porque é ignorante ou pura e simplesmente não lhe convém saber, o estatuto de denunciante aplica-se a quem no exercício das suas funções tomou conhecimento de algo ilegal e por isso denunciou. Este estatuto nunca poderia ser aplicado a quem rouba, como foi o caso do Rui Pinto. Se chegassem ao ponto de coroar o Rui Pinto, então estava aberta a caixa de Pandora numa terra que seria o paraíso dos ladrões. Toda a gente podia roubar desde que encontrasse, na casa do assaltado, qualquer coisa que o pudesse incriminar! Esse gajo ESTÁ PRESO PORQUE ROUBOU DEZENAS OU CENTENAS E PESSOAS E ENTIDADES, INCLUSIVE JUÍZES! ESTÁ PRESO PORQUE É UM CRIMINOSO! Os jornalistas que defendem isto, não têm nada na cabeça ou então têm outras motivações, que não minha opinião são o fanatismo clubístico!
  • JC 4357
    30 jan, 2020 VF Xira 13:19
    A prisão deste individuo é apenas uma tentativa desesperada das elites corruptas de evitar que estas coisas vão saindo. Mas enganaram-se, as divulgações das máfias corruptas vão continuar. Tenho vergonha das elites económicas e políticas de Portugal, colaboracionistas dos roubos a um povo (Angola) que vive na miséria. E vergonha das grandes sociedades de advogados, defensores destas máfias. Mas o que muitos consideram indigno e repugnante não são estas máfias... é isto estar a ser denunciado e divulgado. Diz tudo sobre um povo e a sua (in)dignidade.
  • Juíz Vermelho
    30 jan, 2020 Catedral da Luz 11:03
    O que muitos dos teus amigos, com a Ana Gomes à cabeça, querem, é que te deem um estatuto que não corresponde ao que és, e poderes, que nem a Polícia de investigação tem. Descobriste ilegalidades e em vez de as reportares às autoridades, quiseste chantagear as instituições cujos servidores invadiste e nuns casos passaste a informação a rivais que as divulgaram depois de as alterarem para parecerem uma coisa que não eram, ou divulgaste-as tu mesmo depois de as retirares do contexto. Denunciante? Qual quê. Um Hacker provavelmente pago para fazer o que fêz, mais nada.

Destaques V+