Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Coronavírus

Internamento compulsivo? Graça Freitas lembra: "Os doentes procuram cuidados, não andam a contagiar os outros"

29 jan, 2020 - 20:27 • Pedro Mesquita com Redação

Diretora-geral da Saúde reage às declarações de Francisco George, que defende o internamento obrigatório de doentes por motivos da saúde pública. "Esse tipo de internamento não é para alguém saudável que está em período de incubação e não têm sintomas”, alerta Graça Freitas.

A+ / A-

O antigo director-geral da Saúde Francisco George disse esta quarta-feira à Renascença que a lei dever ser alterada para permitir o internamento obrigatório de doentes por motivos da saúde pública. Para George, a atual situação de epidemia provocada pelo coronavírus vem demonstrar a necessidade de evitar que um doente infetado possa recusar ser internado.

Já a atual diretora-geral, Graça Freitas, é bem mais cautelosa na abordagem ao tema. E explica que o internamento compulsivo se destina somente a doentes.

“O internamento compulsivo é para doentes, não é para pessoas saudáveis que estão em período de incubação e que não têm sintomas” , começa por alertar. E prossegue, lembrando: “Os doentes costumam procurar cuidados. Portanto, dificilmente um doente não só não procura cuidados como anda a contagiar os outros”.

Graça Freitas esclarece ainda o tipo de abordagem a eventuais contaminados com o coronavírus. “Os que não estão doentes e podem estar a contagiar, ficam em confinamento. Mas é um confinamento que é negociado com as pessoas. E são-lhes dadas as condições para esses confinamento”, lembra.

A diretora-geral da Saúde assegura, por outro lado, que a DGS está atenta a todas as formas possíveis de contaminação do Vírus oriundo da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+