Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Augusto Santos Silva. “A melhor maneira de defender a economia portuguesa é ser implacável com a corrupção"

21 jan, 2020 - 18:36 • Redação

Ministro dos Negócios Estrangeiros comentou, no Parlamento, o caso Luanda Leaks, que envolve a empresária Isabel dos Santos.

A+ / A-

A melhor maneira de defender a economia e as empresas portuguesas é combater a corrupção de forma "implacável", defende o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, num comentário ao Luanda Leaks, que envolve a empresária Isabel dos Santos.

O chefe da diplomacia portuguesa foi esta terça-feira questionado na Assembleia da República sobre o caso de alegado desvio de 115 milhões de euros da petrolífera estatal angolana Sonangol para o Dubai.

“A melhor maneira de defender a economia, as empresas e os trabalhadores portugueses é cumprindo a lei e sendo implacável no combate a práticas de corrupção, práticas cleptocráticas ou a quaisquer indícios de comportamentos indevidos”, declarou Augusto Santos Silva.

O Presidente da República comentou o caso esta terça-feira, pela primeira vez. Marcelo Rebelo de Sousa entende que todo o investimento estrangeiro é bem-vindo em Portugal, desde que respeite a lei. Marcelo Rebelo de Sousa comentava o caso Luanda Leaks, que envolve a empresária angolana Isabel dos Santos.

“Eu disse, em geral, que o investimento vindo desse país [Angola] com de outros países, como de cidadãos de todo o mundo, é bem-vindo naturalmente no respeito da legalidade. Contínua a ser bem-vindo”, afirma o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que este é um tema apenas da esfera da justiça e da supervisão, e não da política.

O Consórcio Internacional de Jornalismo de Investigação (ICIJ) revelou no domingo mais de 715 mil ficheiros, sob o nome de 'Luanda Leaks', que detalham esquemas financeiros de Isabel dos Santos e do marido, Sindika Dokolo, que terão permitido retirar dinheiro do erário público angolano, utilizando paraísos fiscais.

Isabel dos Santos disse estar a ser vítima de um ataque político orquestrado para a neutralizar e sustentou que as alegações feitas contra si são "completamente infundadas", prometendo "lutar nos tribunais internacionais" para "repor a verdade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo Anastacio
    22 jan, 2020 11:31
    "..........combater a corrupção de forma "implacável:................ Pois sr. socrático. É isso mesmo,
  • 21 jan, 2020 19:49
    Tem toda a razão Sr.Ministro a melhor maneira de proteger a economia portuguesa, é fazer um combate implacável à corrupção e a quem a pratica,mas infelizmente não é isso que tem acontecido desde que o governo que o Sr. representa tomou conta do poder,vejam o que aconteceu com as investigações que foram feitas ,no mandato da Procuradora Maria de Lourdes Vidal.Substituiram a Sra.Procuradora porque estava a ser incomoda para o PS e suas clientelas,e a partir daí atiraram toda a investigação que foi feita,e prenderam um denunciante dessa mesma corrupção o Rui Pinto e ainda o mantêm preso,é uma vergonha no que toca há corrupção ela existe em todas as áreas comecando no desporto em geral e no futebol em particular,em gestores públicos, bancos,autarquias,etc,etc...Tenha vergonha

Destaques V+