Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Ministro da Economia. Descer impostos “só iria fazer crescer dívida e défice”

16 jan, 2020 - 19:43 • Sandra Afonso , com redação

Pedro Siza Vieira defende que Portugal está a crescer suportado pelo investimento e “num contexto de desendividamento".

A+ / A-

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, defende que baixar agora os impostos seria agravar os juros da dívida.

Num debate sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2020, no Parlamento, Pedro Siza Vieira respondeu à bancada socialista sobre a possibilidade de um choque fiscal.

“No contexto em que este país se encontra, fazer baixar agora os impostos só iria fazer crescer a dívida e o défice. Todos os senhores deputados sabem, tão bem como eu, que a leitura que isso teria era de fazer imediatamente subir os juros da nossa dívida pública”, disse o ministro da Economia.

O governante defende ainda que Portugal está a crescer suportado pelo investimento e “num contexto de desendividamento". Afirma que o país apresenta já um nível histórico de captação de investimento direto estrangeiro.

“Não há correlação entre o nível da fiscalidade que temos e o nível e o ritmo de investimento. Na verdade, em Portugal, no último ano, a taxa de crescimento do investimento foi de 5,8%, na União Europeia foi de 2,5%. Ou seja, cresceu o investimento em Portugal mais do que na União Europeia. Nós conseguimos, o ano passado, atingir o nível máximo de investimento direto estrangeiro no nosso país que alguma vez tivemos”, argumenta Pedro Siza Vieira.

Falta agora assegurar o crescimento do investimento público, uma área onde o governante admite que o executivo está a ter dificuldades.

O ministro da Economia admite que o Governo tem dificuldades em executar o investimento público. Siza Vieira diz que há dinheiro, mas o problema é levar os concursos públicos até ao fim.

Segundo Pedro Siza Vieira, “o país tem uma situação financeira sólida, que lhe permite projetar a possibilidade orçamental de fazer um ritmo de investimento público significativo, assim possamos nós ter a capacidade de execução dos projetos para que temos dinheiro disponível. Nós temos hoje grandes dificuldades de execução do nosso investimento público”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    16 jan, 2020 Lisboa 21:17
    Claro. O melhor é mesmo aumentar os impostos e criar impostos sobre impostos. E depois, dar tudo à Banca, para manter em funcionamento bancos mais que falidos.

Destaques V+