Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estratégia de combate à violência contra profissionais de saúde apresentada no final do mês

03 jan, 2020 - 14:55 • Teresa Almeida, com Rui Barros

Ainda não são conhecidas que medidas o ministério pretende implementar.

A+ / A-

O Governo promete uma estratégia de combate à violência nos hospitais e centros de saúde até ao final do mês.

O gabinete de Marta Temido confirmou à Renascença que o ministério da Saúde planeia apresentar até ao final do mês um plano para resolver os problema de violência contra profissionais do sector.

Na quinta-feira, o ministério da tutela tinha avançado que os últimos casos têm causado preocupação junto do ministério e que estavam a ser estudadas medidas.

Ainda não são conhecidas que medidas o ministério pretende implementar.

O anúncio do gabinete de Marta Temido é feito no dia em que é conhecido mais uma agressão a um profissional de saúde no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal.

De acordo com o relato do “Jornal de Notícias”, o agressor, que terá esperado cerca de quatro horas para ser atendido, começou por ameaçar a médica, que pediu auxílio ao marido, também ele clínico.

Os dois acabaram sequestrados dentro do gabinete, obrigando o agente da PSP que estava de serviço naquela unidade arrombar a porta para socorrer os médicos.

Este episódio aconteceu apenas quatro dias depois de uma médica ter sido espancada por uma doente. As agressões levaram a que tivesse de ser operada, lembra o diário.

De acordo com os dados da Direção-geral da Saúde, mais de 600 incidentes de violência contra profissionais de saúde foram registados nos primeiros seis meses de 2019, sendo que a maioria das notificações respeitam a assédio moral ou violência verbal.

Os dados disponibilizados pela Direção-geral da Saúde mostram um acumulado ao longo dos anos, pelo menos desde 2013, de 4.893 notificações de violência contra profissionais de saúde até fim de junho de 2019.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Digo eu
    03 jan, 2020 Cá 15:38
    Se as "medidas" forem iguais às que fizeram para evitar agressões a professores ... estão bem arranjados. Confiem mais no vosso curso de auto-defesa, no spray-pimenta / arma taser que trazem escondida, ou se for caso disso, na vossa habilidade para também distribuir "fruta" .

Destaques V+