Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Síria

Nova vaga de refugiados sírios a caminho da Turquia

02 jan, 2020 - 14:38 • Filipe d'Avillez com Reuters

Erdogan diz que vai tentar travar os refugiados na fronteira, mas que será difícil. O avanço do regime sírio continua na região de Idlib.

A+ / A-

Centenas de milhares de sírios que vivem na região de Idlib, que ainda está nas mãos dos rebeldes, estão a caminho da Turquia, fugindo assim do avanço das forças leais a Bashar al-Assad, apoiadas por militares russos.

A situação está a ser encarada com alarme pela Turquia, que já alberga perto de três milhões de sírios que fugiram durante a guerra civil que dura há quase nove anos.

“Neste momento 200.000 a 250.000 pessoas estão a caminho das nossas fronteiras”, disse Erdogan numa conferência em Ancara. “Estamos a tentar algumas medidas para os impedir, mas não é fácil. Também são seres humanos.”

O Presidente da Turquia já advertiu a Europa de que esta poderá ter de lidar com as consequências caso esta vaga não seja travada.

Também a ONU tem manifestado apreensão pela vaga de novos refugiados, sobretudo pelo facto de o inverno estar a começar, o que piora a situação de vulnerabilidade dos que se encontram fora das suas casas. “A deslocalização durante o inverno está a exacerbar a vulnerabilidade dos afetados. Muitos dos que fugiram estão a precisar de ajuda humanitária urgente, sobretudo abrigo, comida, saúde e assistência não-alimentar para o inverno”, diz um relatório do Gabinete de Coordenação para Assuntos Humanitários da ONU.

A região de Idlib, junto à fronteira entre a Síria e a Turquia é o último bastião rebelde do país mas as forças do regime têm ganho terreno e estão a atacar as cidades e aldeias há meses, numa tentativa de finalmente acabar com a guerra civil e assegurar a integridade territorial do país.

Ao longo dos últimos anos da guerra civil, à medida que as forças leais ao regime foram cercando bolsas de rebeldes estes foram sendo transferidos, ao abrigo de acordos mediados pela Rússia e pela Turquia, para Idlib. Agora que todo o resto do país já está controlado por Assad, o cerco definitivo ao último reduto dos rebeldes já começou.

Mas a operação militar arrisca ainda voltar a colocar a Rússia e a Turquia numa situação de conflito direto. A Turquia, que tem apoiado ativamente os grupos rebeldes na região de Idlib, a maioria dos quais são de inspiração jihadista, opera 12 postos de observação na zona e já disse que está fora de questão que estes sejam abandonados.

À medida que os bombardeamentos sírios e russos intensificam aumenta a probabilidade de um incidente. A Turquia e a Rússia já estão numa situação tensa no nordeste da Síria, que a Turquia invadiu em Outubro, e ao longo dos últimos anos não tem havido falta de incidentes entre as forças dos dois países.

Recentemente abriu-se a perspetiva de um novo palco em que os dois países vão estar de lados contrários, com a Turquia a anunciar que vai enviar forças militares para apoiar o Governo internacionalmente reconhecido da Líbia, contra o avanço de forças rebeldes que são apoiadas pela Rússia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+