Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mau tempo

Registadas perto de 7.000 ocorrências, 70 desalojados e dois mortos

20 dez, 2019 - 09:32 • Carla Caixinha com Lusa

Milhares continuam sem energia e segundo a EDP a região centro é a mais afetada. Depois da Elsa, vem aí a depressão Fabien.

A+ / A-

Perto de 7.000 ocorrências foram registadas em Portugal continental desde quarta-feira na sequência do mau tempo, que provocou até ao início da tarde desta sexta-feira 70 desalojados, dois mortos e um desaparecido.

Segundo o último balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), foram registadas perto de 7.000 ocorrências desde quarta-feira, com os distritos do Porto, Viseu e Lisboa a serem os mais afetados pelo mau tempo provocado pela passagem da depressão Elsa.

Só entre as 00h00 e as 7h00 desta sexta-feora a proteção civil registou 353 ocorrências.

As ocorrências principais estão relacionadas com quedas de árvores, movimentos de terras, inundações e quedas de estruturas.

Foram ainda ativados o plano municipal de emergência da Mealhada e o plano distrital especial de cheias de Coimbra.

Rio Douro galgou margens nas zonas ribeirinhas do Porto e Gaia. Os Bombeiros Sapadores de Gaia, que registaram um total de 21 ocorrências durante a madrugada devido ao mau tempo, o Douro está já a alagar as zonas do Areinho e Afurada.

Também a Polícia Marítima disse que se registou "uma subida excessiva do nível da água", do rio Douro que está alagar "zonas pedonais" do Porto e Gaia.

A fonte explicou que a subida da água foi gradual, tendo galgado as margens cerca das 5h30.

Douro galga margens no Pinhão e atinge bares. Segundo o comandante dos bombeiros voluntários, o "rio transbordou as margens e, pelo menos, quatro bares já estão com água".

"Isto às vezes é também um pouco por teimosia das pessoas que estão alertadas, mas que acham que o rio não vai subir e à última hora é que andamos aqui a tentar tirar as coisas", referiu.

O responsável disse ainda que os bombeiros e elementos da Proteção Civil Municipal ajudaram também a retirar os carros que estavam estacionados naquela zona.

O comandante Carlos Pereira referiu que as previsões de quinta-feira apontavam para que o caudal do Douro chegasse "aos passeios", mas não que "galgasse os passeios e a estrada", como veio a acontecer, havendo alguns sítios em que se estende já por cerca de "seis a sete metros". Os afluentes do Douro, como o rio Tua, estão também, neste momento, a debitar muita água.

Em Castro Daire continua desaparecido um trabalhador. O condutor de uma retroescavadora está desaparecido em Ribolhos, no distrito de Viseu, onde ocorreu um aluimento de terras cerca das 21h30 de quinta-feira.

Esta manhã, foram reforçados os meios de busca no local. Segundo as autoridades, existe também a possibilidade de o homem, de 55 anos, ter caído no rio.

117 linhas de média e alta tensão fora de serviço. A região Centro do país é a mais afetada pelos estragos provocados pelo mau tempo na rede elétrica e, apesar de a situação ter melhorado, a EDP Distribuição ainda tem 117 linhas de média e alta tensão fora de serviço.

Milhares de pessoas ainda estão sem energia elétrica, uma vez que a rede ficou "bastante danificada" por causa da passagem da depressão Elsa.

Na região centro, os concelhos mais afetados são Cantenhede, São Pedro do Sul, Tondela, Viseu e Aguiar da Beira.

A mesma fonte acrescentou que na região Norte a situação tem vindo a ser normalizada e que a região Centro é a mais afetada, sobretudo os distritos de Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco e parte do Porto.

Para responder às falhas no serviço, a empresa está a instalar geradores de emergência, em particular em estações elevatórias, onde o restabelecimento é mais difícil.

Retomadas ligações fluviais entre Lisboa e margem sul do Tejo. Foram restabelecidas cerca das 6h00, depois de terem sido suspensas na quinta-feira por causa do mau tempo.

De acordo com a informação disponível no site da Transtejo/Soflusa, "em virtude do desagravamento das condições atmosféricas adversas, o serviço de transporte público fluvial encontra-se restabelecido em todas as ligações".

A Transtejo assegura as ligações fluviais entre o Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão a Lisboa, enquanto a Soflusa garante a travessia entre o Barreiro e o Terreiro do Paço (Lisboa).

Aviso laranja do IPMA para 12 distritos de Portugal continental e a costa norte da Madeira devido sobretudo à agitação marítima.

Leiria, Santarém e Portalegre estão sob aviso laranja também devido às previsões de precipitação forte, entre as 12h00 e as 15h00 nos dois primeiros casos e entre as 12h00 e as 18h00 no caso de Portalegre.

Depressão Fabien a caminho. O IPMA alertou também para os efeitos de uma nova depressão que atingirá Portugal no sábado, explicando que o Norte e o Centro serão as zonas do país mais afetadas, estando previstos intensos períodos de chuva e fortes rajadas de vento.

A nota do instituto refere ainda que haverá “vento forte de sudoeste”, prevendo-se que as rajadas atinjam valores de 90 quilómetros por hora no litoral norte e centro e 120 quilómetros por hora nas terras altas.

“A agitação marítima associada ao Fabien irá também fazer-se sentir na costa ocidental, em especial no litoral norte”, acrescenta.

O IPMA prevê uma melhoria gradual do estado do tempo a partir de domingo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a
    20 dez, 2019 portugal 11:54
    Salta Marcelo cá para fora para dares apoio a quem precisa.... Tens de fazer isto todos os dias.

Destaques V+