RR
|
A+ / A-

Concerto de Natal da Academia de Santa Cecília faz tocar os seis órgãos de Mafra

14 dez, 2019 - 10:46 • Maria João Costa

Sábado e domingo vão ser tocados os seis órgãos da Basílica do Palácio de Mafra. É o concerto de Natal Dos alunos da Academia de Música de Santa Cecília.

A+ / A-

Francisca Pizarro tem hoje 18 anos e estuda direção coral na Holanda, mas o seu percurso começou em Portugal onde desde pequena cresceu musicalmente como aluna da Academia de Música de Santa Cecília. Agora chegou o momento de estrear uma peça sua na escola que a viu tornar-se compositora. “Seus Braços dão Vida ao Mundo” é o nome da peça que criou sobre um poema de José Régio e que este fim-de-semana será interpretada no concerto de Natal da Academia de Música de Santa Cecília (AMSC).

Este é o terceiro espetáculo desta dimensão que esta escola organiza. Sábado e domingo pelas 21h a Basília do Palácio Nacional de Mafra acolhe o concerto que reúne o coro de 250 alunos com idades entre os 10 e os 17 anos, a orquestra de cordas e a soprano Ana Paula Russo. “É um concerto que envolve uma logística muito grande na Academia”, explica à Renascença João Pinto – o diretor-adjunto administrativo da AMSC. A juntar a esta equação estarão o conjunto dos seis órgãos da Basílica, únicos no mundo, que serão tocados no espetáculo, cujos bilhetes esgotaram rapidamente.

Nos concertos de sábado e domingo serão interpretadas várias obras. Além da peça de Francisca Pizarro, serão tocadas peças de Eurico Carrapatoso, Fernando Lopes-Graça e arranjos de outros compositores nacionais como Carlos Garcia. Com o patrocínio da Câmara Municipal de Mafra e do Palácio que serviu de cenário ao livro “O Memorial do Convento” de José Saramago, esta iniciativa apela também à participação do público.

Nas palavras da organização “a qualidade dos arranjos musicais, a variedade do programa e a qualidade artística de todo o conjunto tornam este concerto num espetáculo acessível a todo o público, sem excluir os melómanos mais exigentes”. O publico será por isso convocado a juntar-se ao coro em temas como “Gloria in excelsis Deo” e “Adestes Fideles”. Com a direção de orquestra a cargo de Carlos Silva e a direção de António Gonçalves, este concerto de Natal contará com os músicos Rui Paiva, Flávia Almeida Castro, Carlos Garcia, João Valério, Liliana Silva e Afonso Dias, nos órgãos.

[Notícia corrigida às 11h48]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.