Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Assembleia do Livre discute conflito entre Joacine e direção

08 dez, 2019 - 11:57 • João Pedro Barros

Eventual atuação disciplinar será decidida este domingo. Na base estará o parecer da Comissão de Ética e Arbitragem, elaborado pelo advogado Ricardo Sá Fernandes.

A+ / A-

A Assembleia do Livre, órgão máximo entre congressos, discute este domingo o conflito entre a deputada única do partido à Assembleia da República, Joacine Katar Moreira, e a direcção, denominada grupo de contacto. A atuação disciplinar poderá estar em cima da mesa.

Desconhece-se se essa proposta faz parte do parecer que o Conselho de Jurisdição encarregou a Comissão de Ética e Arbitragem do Livre de preparar, mas a hipótese fazia parte do comunicado que dava conta dessa decisão, emitido a 28 de novembro.

Os objetivos são “esclarecer (...) as dúvidas existentes quanto à forma de estabelecer o adequado relacionamento entre os órgãos do partido e os seus eleitos para cargos políticos” e “propor soluções para os problemas suscitados”, bem como “atuação disciplinar”, “se for caso disso”.

O relator foi o advogado Ricardo Sá Fernandes, que foi cabeça de lista pelo círculo do Porto nas listas do partido às eleições legislativas de 2015.

A polémica teve origem na abstenção da deputada num voto apresentado pelo PCP sobre a "condenação da nova agressão israelita a Gaza e da declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas".

A parlamentar queixou-se publicamente de falta de comunicação com o grupo de contacto e, posteriormente, falhou a entrega dentro do prazo de um projeto de lei sobre a nacionalidade. Acusou também os jornalistas de perturbarem o trabalho parlamentar, tendo mesmo pedido para ser acompanhada por um elemento da GNR até ao seu gabinete.

No entanto, o projeto de lei acabaria por ser admitido "a título excecional" pelo presidente da Assembleia da República.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+