Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conselho de Jurisdição do Livre vai analisar conflito entre Joacine e a direção

28 nov, 2019 - 15:30 • João Pedro Barros

Comissão de Ética e Arbitragem nomeou como relator o advogado Ricardo Sá Fernandes. Parecer tem de ser entregue no prazo de oito dias e pode incluir proposta de “atuação disciplinar”.

A+ / A-

O Conselho de Jurisdição encarregou a Comissão de Ética e Arbitragem do Livre de elaborar um parecer sobre o conflito entre Joacine Katar Moreira, deputada única à Assembleia da República, e a direção do partido – denominada Grupo de Contacto –, esclarece um comunicado divulgado esta quinta-feira no site do partido.

A referida comissão “nomeou como relator o seu membro Ricardo Sá Fernandes”, advogado que foi cabeça de lista pelo círculo do Porto nas listas do Livre nas eleições legislativas de 2015.

De acordo com o texto, os objetivos são “esclarecer (...) as dúvidas existentes quanto à forma de estabelecer o adequado relacionamento entre os órgãos do partido e os seus eleitos para cargos políticos” e “propor soluções para os problemas suscitados”, bem como “atuação disciplinar”, “se for caso disso”.

O parecer deve ser apresentado “no prazo de oito dias”, especifica o comunicado, assinado por João Monteiro, presidente do Conselho de Jurisdição.

Os últimos dias têm sido marcados por uma troca de acusações entre Joacine Katar Moreira e a direção do Livre, após a deputada se ter abstido num voto apresentado pelo PCP de "condenação da nova agressão israelita a Gaza e da declaração da Administração Trump sobre os colonatos israelitas".

A parlamentar queixa-se de falta de comunicação com o Grupo de Contacto e, entretanto, já falhou a entrega dentro do prazo de um projeto de lei sobre a nacionalidade e acusou os jornalistas de perturbarem o trabalho parlamentar, tendo mesmo pedido para ser acompanhada por um elemento da GNR até ao seu gabinete.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto
    28 nov, 2019 Lisboa 16:53
    Sim....vejam lá que já não durmo esta noite, tal a relevancia do assunto....

Destaques V+