Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Visto de Bruxelas

Bruxelas em transição

21 nov, 2019 - 14:43 • Pedro Caeiro

Vive-se um momento de transição em Bruxelas, com a entrada em funções da nova Comissão Europeia já dia 1 de Dezembro. Quanto às questões orçamentais, continuam em cima da mesa. Apesar de Mário Centeno ser presidente do Eurogrupo, foram deixados avisos a Lisboa por parte de Bruxelas.

A+ / A-
Visto de Bruxelas (21/11/2019)

Orçamento sob vigilância

Bruxelas quer mais pormenores sobre o plano orçamental português. Sem mais medidas Portugal excede em muito a despesa pública e ficará aquém do ajuste estrutural recomendado, alerta a Comissão Europeia, que escreveu ao ministro das Finanças português a pedir mais informações. O vice-presidente da Comissão Europeia para o euro, Valdis Dombrovskis, pede às "autoridades portuguesas para submeter, o mais depressa possível, uma versão atualizada do Projeto de Plano Orçamental à Comissão Europeia e ao Eurogrupo, o qual deve assegurar o cumprimento das recomendações do Conselho para Portugal". Nesta carta, é sublinhado que o esboço recebido, na passada semana, só inclui as medidas já adotadas pelo Executivo português, mas não incluiu novas para 2020. Bruxelas sublinha que se não houver alterações na política orçamental, Portugal ficará aquém do ajuste estrutural que é recomendado e que o crescimento da despesa pública também excede em muito o aumento máximo aconselhável.

Comissão de Von der Leyen quase pronta… falta um

A equipa que vai compor a próxima Comissão Europeia pode ser aprovada já na próxima quarta-feira. O Parlamento Europeu marcou a votação dos nomes propostos por Ursula von der Leyen para a próxima quarta-feira, em Estrasburgo. Continua a faltar um comissário, o britânico, mas, perante a incógnita do Brexit, os eurodeputados não querem esperar mais. Partido Popular Europeu, Socialistas e Liberais devem garantir a aprovação e a entrada em funções da Comissão será a 1 de Dezembro, um mês depois do previsto. Da equipa de Ursula von der Leyen faz parte a portuguesa Elisa Ferreira, que vai assumir a pasta da Coesão e Reformas.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+