Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mota Amaral já entregou relatório final sobre condecorações a Berardo

25 nov, 2019 - 17:49 • Eunice Lourenço

Empresário madeirense pode perder distinções entregues por dois anteriores Presidentes da República.

A+ / A-

Mota Amaral, ex-presidente da Assembleia da República que foi escolhido para instrutor do processo a Joe Berardo, já terminou e entregou o seu relatório sobre as condecorações entregues ao empresário madeirense. O relatório deverá ser discutido no próximo mês pelo Conselho das Ordens Honoríficas, que é presidido por Manuela Ferreira Leite.

O relator confirmou à Renascença que já entregou o seu parecer, mas recusa adiantar o que propõe: retirar ou manter as condecorações ao empresário. De acordo com o jornal "Expresso", a reunião do Conselho das Ordens terá lugar na semana antes do Natal.

Mota Amaral deve participar nessa reunião, uma vez que a lei que regula as ordens honoríficas diz que o relatório deve ser apresentado perante o Conselho pelo seu autor. O ex-presidente do Parlamento e do governo regional dos Açores ouviu as várias partes envolvidas, incluindo Joe Berardo, que ao longo da sua carreira foi distinguido pelos Presidentes Ramalho Eanes (em 1985) e Jorge Sampaio (em 2005).

O processo disciplinar a Joe Berardo foi iniciado depois de o empresário ter feito declarações no Parlamento que foram consideradas desrespeitosas por vários grupos parlamentares. O Conselho das Ordens deu início ao processo em maio, altura em que pediu um parecer a Mota Amaral.

De acordo com a lei das ordens, o empresário enfrenta uma pena que vai da advertência até à perda das condecorações.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ANTONIO FERREIRA
    25 nov, 2019 18:12
    Deviam também promover a retirada de bens equivalentes ao que deve, a ele ou a quem ele foi legando os bens desde a constituição da dívida.

Destaques V+