Emissão Renascença | Ouvir Online
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa - Balanço do Mês da Ciência e da Educação - 23/11/2019

Da Capa à Contracapa

Um mês a falar de ciência, educação e universo

23 nov, 2019


Os convidados deste Da Capa à Contracapa são a astrobióloga Zita Martins e o físico Vitor Cardoso.

Esta semana fazemos o balanço do mês da Ciência e da Educação e do “Encontro Ciência e Universo” da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que aconteceu no último sábado na Aula Magna em Lisboa. Os oradores foram cientistas de renome: o geneticista Adam Rutherford, o físico Michio Kaku, o físico Carlo Rovelli e a astrónoma Carolyn Porco, que dá nome a um asteroide.

Os convidados deste Da Capa à Contracapa são dois dos moderadores do encontro, a astrobióloga Zita Martins e o físico Vitor Cardoso.

Com este programa fechamos também o ciclo de três dedicados ao conhecimento (na era digital, nas grandes questões filosóficas e agora no pensamento científico).

Percebemos depois dos vários debates do encontro ciência e universo da Fundação Francisco Manuel dos Santos que na área da genética, física ou astronomia, afinal a ciência está muito à frente da ficção científica. Neste momento, enquanto procuramos um planeta gémeo da terra, o novo “Santo Graal” da humanidade, há quem planeie colónias em Marte ou a digitalização dos nossos pais para poderem continuar a falar com os netos e bisnetos depois de morrerem. Num tempo muito acelerado, de fake news e de uma má democratização da ciência, são as fronteiras éticas e a entrada (ou não) da ciência no debate público e político que estão em causa.

O Da Capa à Contracapa é uma parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos para ouvir sábado às 9h30 na Renascença ou em podcast nas habituais plataformas digitais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.