Tempo
|
Da Capa à Contracapa
Os grandes temas da atualidade em debate à Terça-feira, depois das 23h, na Edição da Noite. Uma parceria da Renascença com a Fundação Francisco Manuel dos Santos.
A+ / A-
Arquivo
Da Capa à Contracapa -  A Filosofia Hoje - 16/11/2019
Da Capa à Contracapa -  A Filosofia Hoje - 16/11/2019

Da Capa à Contracapa

O que é a Filosofia hoje?

16 nov, 2019


​Numa sociedade cada vez mais digital, “Que grandes questões inquietam a humanidade?”.

O Filósofo e Professor catedrático Desidério Murcho e Nuno Leitão, Diretor Pedagógico da Cooperativa de Ensino A Torre, respondem à pergunta o que é a “Filosofia Hoje”. Para que serve o pensamento, que grandes questões nos levam a pensar em conceitos como democracia ou ética, com que idade devem as nossas crianças começar a fazer perguntas filosóficas ou a exercitar a lógica. São algumas das questões que colocámos aos nossos convidados.

Porque do pensamento na era digital e das grandes questões que inquietam a humanidade ao conhecimento científico vão dois pulos, ou melhor dizendo, dois programas, as últimas duas edições deste "Da Capa à Contracapa" foram dedicadas ao pensamento e à sociedade, primeiro no digital e agora nas grandes questões filosóficas.

Na próxima semana, a fechar este ciclo, falamos de conhecimento científico e do universo, a partir do encontro organizado este sábado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos na Aula Magna em Lisboa. Da genética à astrofísica, reúnem-se neste encontro da Fundação cientistas de renome, que são também grandes comunicadores de Ciência: entre eles o geneticista Adam Rutherford, o físico que faz projecções sobre o futuro da humanidade Michio Kaku, o físico Carlo Rovelli ou a astrónoma Carolyn Porco, que dá nome a um asteróide.

As entradas estão esgotadas mas pode acompanhar todas as intervenções desta tarde online, através do site da fundação, em ffms.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Guilherme Milanez
    18 nov, 2019 RJ BR 16:14
    Gostaria de saber se as palestras estarão disponíveis após o evento em alguma mídia. Desde já muito grato. Att, Guilherme Milanez