​Pobreza atual mostra que riqueza “não é bem distribuída”

18 nov, 2019 - 10:47 • Redação

Comentadores da Renascença concordam que índices de pobreza no país não melhoraram significativamente.

A+ / A-
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Pobreza - 18/11/2019

O escritor Jacinto Lucas Pires considera “óbvio” que a realidade portuguesa demonstra que a riqueza produzida em Portugal não é bem distribuída.

O comentador da Renascença falava sobre as declarações do arcebispo de Braga D. Jorge Ortiga que alertou para os “novos rostos de pobreza” e contrariou quem diz que a crise já passou e os portugueses vivem numa situação de bem-estar.

“Há sempre o choque dos números macro e depois a realidade específica de várias pessoas, infelizmente muitas pessoas”, diz Lucas Pires, afirmando ainda que esta realidade demonstra que a “riqueza que produzimos como um todo não é bem distribuída”.

Também Henrique Raposo considera que o fenómeno de pobreza está relacionado também com um “problema estrutural que é o envelhecimento da população”.

“Somos poucos e cada vez mais velhos”, lembrando que quando as famílias eram maiores existia maior capacidade de ajuda entre familiares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+