FC Dordrecht

Pedro Marques quer afirmar-se no Sporting após passagem na Holanda

15 out, 2019 - 09:30 • Eduardo Soares da Silva

O jovem ponta-de-lança estreou-se na equipa principal do Sporting na última temporada e foi convocado várias vezes por Marcel Keizer. Esta época, está emprestado ao Dordrecht, da segunda divisão holandesa, onde cresce com a ajuda do treinador português Cláudio Braga.

A+ / A-

É no país das tulipas e dos moinhos que Pedro Marques quer afirmar-se para reclamar um lugar na equipa principal do Sporting. O jovem avançado de 21 anos está emprestado ao Dordrecht, da segunda divisão holandesa, mas acredita que poderia ter tido espaço na equipa principal do Sporting esta temporada, devido à falta de avançados que obrigou a SAD leonina a investir nos empréstimos de Bolasie e Jesé Rodríguez no último dia de mercado.

O ponta-de-lança estreou-se na equipa principal dos leões frente ao Vorskla Poltava, na fase de grupos da Liga Europa, e foi convocado em cinco partidas da I Liga por Marcel Keizer. Em entrevista a Bola Branca, o jovem avançado continua a acreditar na afirmação na equipa principal.

"Tendo em conta a falta de avançados que houve, acho que poderia haver uma vaga para mim, mas foram decisões tomadas no momento. O Sporting depois também conseguiu buscar jogadores para as posições que tinha em falta. O meu objetivo continua a ser ir para a equipa A, e tenho de achar que sou capaz de lá jogar", explica.

Pedro vive dias felizes na Holanda, mas não esconde que gostaria de ter tido oportunidade para continuar na equipa principal dos leões, pelo menos na pré-temporada.

"Fica sempre um gosto amargo, mas o futebol é assim. Se não dá por um caminho, vamos por outro. Isto faz parte da vida dos jogadores e dos clubes e não nos podemos prender ao insucesso. Trabalho para conseguir de outra maneira", diz.

Meia época na equipa principal

Depois de uma temporada completa na equipa B dos leões, em 2017/18, Pedro Marques arrancou a última época na nova equipa sub-23, na Liga Revelação, mas treinou quase toda a segunda metade da temporada na equipa principal, com a confiança de Marcel Keizer.

"Acho que ele acreditava em mim, senão não me iria convocar tantas vezes para treinar, que foi quase toda a segunda metade da época. Não faria isso se não confiasse nas minhas características. É um bom treinador, tem as suas filosofias e adaptou-se ao futebol português. Ajudou-me bastante e gostei do que experienciei com ele", diz, sobre o antigo treinador do Sporting.

A estreia na equipa principal surgiu a 13 de dezembro de 2018, numa vitória por 3-0 contra o Vorskla Poltava, em Alvalade, na última jornada da fase de grupos da Liga Europa, já com a qualificação para os 16 avos de final selada anteriormente. Pedro Marques entrou aos 59' minutos, para o lugar de Fredy Montero, e descreve o momento como "o mais alto da carreira".

"Senti-me muito bem nesse momento, com todo o apoio da equipa, treinadores e adeptos, foi o momento mais alto da minha carreira até agora", descreve.

Pedro Marques fala de uma adaptação fácil e surpreendente na equipa principal: "Sendo mais jovem, achei que iria demorar a integrar-me, mas uma semana foi suficiente para já brincarem comigo, ajudarem-me no posicionamento e nos treinos. O grupo foi impecável e ajudou-me em tudo".

Bruno Fernandes, um dos capitães, é conhecido por ajudar na integração dos jovens jogadores que saltam para a equipa principal do Sporting. Com Pedro Marques, o médio não foi diferente: "Foi o primeiro que veio falar comigo e colocou-me à vontade. É o capitão e desempenha muito bem esse papel. Integra muito bem os jovens", explica.

Na equipa principal, Pedro Marques trabalhou com avançados como Fredy Montero, Bas Dost, e Luiz Phellype. O jovem ponta-de-lança não esconde que observava muito o ponta-de-lança holandês.

"Aprendi muito, especialmente com o Bas Dost. Observava-o muito, sempre foi muito aguerrido e quer sempre mais. Quando eu falhava um remata, ele batia palmas e motivava-me. Não ficava chateado quando eu fazia golo e ele não. Ajudou-me muito a evoluir como avançado e profissional", explica.

Foi precisamente uma lesão de Bas Dost, em véspera da jornada 27 da I Liga, que abriu a porta à primeira convocatória de Pedro Marques na I Liga. O ponta-de-lança chegou a aquecer na vitória frente ao Desportivo de Chaves, mas não voltou a somar qualquer minuto até ao fim da temporada.

"Foi pena, porque trabalhei para essas oportunidades. Fui aquecer muitas vezes, mas pelas eventualidades do jogo, como expulsões, lesões, ou porque o jogo estava a nosso favor e não era preciso o avançado, acabou por não acontecer. Fico triste, mas o facto de já ter lá estado significa que algo estava a ser bem feito. Penso nessa perspetiva", diz.

Saída foi decisão conjunta

Pedro Marques soube que não teria espaço na equipa principal no arranque da pré-temporada, numa reunião com a SAD do Sporting. A decisão foi rodar no estrangeiro: "Estive reunido com a SAD e a direção. Discutiu-se o meu percurso e as opções para esta época. De acordo com a vontade de todos, decidi procurar desenvolver-me no estrangeiro para que, mais tarde, se tudo correr bem, possa ajudar o Sporting".

O jovem escolheu o Dordrecht, da segunda divisão holandesa. Apesar do mau arranque de temporada, em que a formação ocupa o último lugar da tabela, Pedro soma já dois golos e quatro assistências em dez jogos. "Tem tido os seus altos e baixos, é um desafio que nunca me tinha sido proposta, e está a ser positivo".

Pedro Marques apontou dez golos em 37 jogos na II Liga, e quatro golos em 21 jogos na Liga Revelação. Esta época, experimenta um novo campeonato, que considera bastante diferente do que experienciou no futebol nacional.

"Aqui o futebol é muito mais rápido e corrido, até um pouco instável, com resultados cheios de golos. Se na II Liga e na Liga Revelação é normal as equipas do fundo da tabela ganharem às de topo, aqui ainda é mais frequente, o que é positivo para o campeonato e para as equipas. Há a filosofia de preferir ganhar por 4-3, enquanto que em Portugal, todos preferem ganhar por 1-0 do que estar a sofrer três golos", diz.

Uma filosofia que poderá também ajudar o português a deixar o clube com uma boa marca individual, a nível de golos e assistência. "Dado que a minha função é fazer golos e aqui se está sempre à procura, é perfeito para mim", acrescenta.

Veja um dos dois golos apontados por Pedro Marques esta temporada:

Apesar de outras propostas, até mesmo em Portugal, Pedro optou rumar ao futebol holandês: "Sentia que estava a precisar de novos desafios, novos objetivos. O Sporting achou que seria uma boa opção para me desenvolver. Tinha outras possibilidades em Portugal, mas esta foi a que mais me aliciou, pelo projeto que foi proposta. Foi bom vir para o estrangeiro, para me desenvolver como jogador e pessoa", explica.

Cláudio Braga como mentor

No Sporting, Pedro foi treinado por um técnico holandês e, na Holanda, está atualmente a ser orientado por Cláudio Braga, que regressou à Holanda após não ter conseguido sucesso no Marítimo, na última temporada. Pedro Marques elogia o técnico e aborda a sua importância na adaptação ao futebol holandês.

"É um treinador que estou a gostar muito, quer como treinador, como pessoa. Tenta perceber os jogadores que tem, mesmo na sua forma de comportar e jogar. É um treinador que gosta de nos ajudar, é muito positivo para mim, porque sou novo aqui. Tenho o apoio do mister, que me ajuda em tudo, até nas tradições holandesas, porque ele quase tem uma dupla nacionalidade", explica.

Apesar de um arranque negro de temporada, o objetivo continua a ser o mesmo: conseguir um lugar no "top-8" para discutir o "play-off" de subida à Eredivisie.

"Queremos chegar aos 'play-offs' e ir o mais longe possível na Taça. Tivemos um início realmente fraco, mas estamos a recuperar. A equipa está a construir-se, a entranhar as ideias do treinador. Está a ser um trabalho em crescendo, da minha parte e da equipa. Esperemos que os resultados apareçam", perspetiva.

Superar Bas Dost

Depois de pupilo, Pedro Marques não esconde o objetivo ambicioso de conseguir superar a marca deixada por Bas Dost no Sporting. O holandês fez três temporadas em Alvalade e apontou 93 golos em 127 jogos.

"O meu sonho e objetivo é deixar uma marca maior do que o Bas Dost e ser relembrado como um dos melhores marcadores", explica.

A longo prazo, o jovem avançado sonha com a Premier League e com a seleção nacional: "Gosto muito da Premier League e acho que me encaixava bem, dadas as minhas características. Se pudesse ajudar a seleção a conquistar mais títulos, também gostaria, como qualquer jogador", remata.

Com contrato até 2023 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros, Pedro Marques continua a alimentar a esperança de poder afirmar-se na equipa principal dos leões.

Veja também:

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+