Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2019

Marcelo. "Demitirem-se do direito de voto é um erro"

06 out, 2019 - 14:04 • Marta Grosso

O Presidente da República votou em Celorico de Basto. À saída, renovou o apelo ao voto. “Está nas mãos dos portugueses”, afirmou.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa chegou à assembleia de voto, neste domingo, pouco depois das 13h00. Depois de cumprimentar os populares que ali se encontravam, em Celorico de Basto, votou.

À saída, instigado pelos jornalistas, voltou a sublinhar a importância de os portugueses saírem do comodismo para ir votar.

“Vão ser anos que não vão ser fáceis. Quando há uma guerra comercial e financeira em curso, e que se pode agravar, entre potências mundiais; quando há a relação difícil entre o Reino Unido e a União Europeia, quando há um novo ciclo na vida da União Europeia, com novos líderes; tudo isso pode levar a uma desaceleração da economia mundial e que chega a todos os países, incluindo Portugal”, apontou.

Confrontado com os números da afluência às urnas (18,83% até ao meio-dia), o chefe de Estado confirmou que, ali onde votou, “a percentagem era claramente superior às europeias”.

Aproveitou então para renovar o apelo. “As pessoas têm de perceber que vão ser quatro anos com aquelas dificuldades, quatro anos em que o voto de hoje vai ter um efeito fundamental”.

Por isso, “está nas mãos dos portugueses, votando, mostrar que estão atentos ao mundo, à Europa, atentos ao que se passa”, afirmou. E, “sabendo [o que se passa], demitirem-se do direito de voto, penso eu, é um erro. É legítimo, mas é um erro”, destacou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ainda que esta foi a pré-campanha eleitoral “mais longa da democracia portuguesa e não me lembro de ter visto um número tão elevado de hipóteses de escolha” num boletim.

Por isso, “as pessoas podem escolher, de facto, e devem tirar-se do seu comodismo, da sua indiferença e ir votar”, concluiu.

Das eleições legislativas deste domingo vai sair uma nova constituição do Parlamento, sendo eleitos 230 deputados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+