Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Terceiro alerta sanitário por listeriose na Andaluzia

12 set, 2019 - 19:42 • João Pedro Barros com agências

As primeiras análises ao "chicharrón especial" – uma espécie de fiambre – da marca La Montanera del Sur detetaram a bactéria. Há uma pessoa hospitalizada.

A+ / A-

O Governo regional da Andaluzia ativou esta quinta-feira um terceiro alerta sanitário por listeriose, agora de uma marca chamada “La Montanera del Sur”. As primeiras análises feitas ao “chicharrón especial” (uma espécie de fiambre) produzido pela empresa detetaram a presença da bactéria e, por precaução, todos os produtos da marca foram retirados de circulação, avança o “El País”.

Por enquanto há apenas uma pessoa afetada: um homem de 47 anos, que reside em Inglaterra e permanece hospitalizado. Consumiu o produto com mais seis familiares, num restaurante de Ronda, perto de Málaga, a 4 de setembro. As sete pessoas foram submetidas a análises: três delas não acusaram a presença da bactéria e as três restantes aguardam pelo resultado.

O que é a listeriose?
O que é a listeriose?

A empresa fabricante da marca “La Montanera del Sur”, que labora em Benaoján, também na província de Málaga, paralisou voluntariamente a produção.

O primeiro alerta relativo a este surto de listeriose foi emitido a 15 de agosto e referia-se à marca La Mechá, produzida pela empresa Magrudis.

Esta sexta-feira foi emitido um segundo alerta, relativa à carne seca da marca Sabores de Paterna, fabricada em Paterna de Rivera, em Cádiz, também na Andaluzia.

O número de hospitalizados por infeção confirmada ou com suspeitas de listeriose na Andaluzia está nos 34, entre os quais 15 grávidas, e os casos confirmados aumentaram para 214.

Este surto já provocou três mortos e sete abortos.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+