Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda marca de carne contaminada com listeriose. Espanha lança alerta

06 set, 2019 - 15:21 • Redação

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) garante que a carne da marca espanhola “Sabores de Paterna” não entrou na rede de distribuição e por isso não chegou a Portugal.

A+ / A-
O que é a listeriose?
O que é a listeriose?

As autoridades da Andaluzia, em Espanha, lançaram um novo alerta nacional depois de detetarem carne picada contaminada com listeriose.

A bactéria potencialmente mortal foi encontrada em produtos da fábrica Sabores de Paterna, em Cadiz, que também distribuiu o produto para Huelva, Málaga e Madrid.

O delegado de saúde da Andaluzia ordenou a retirada do mercado da carne daquela marca.

O Ministério da Saúde não tem registo de pessoas afetadas por este novo caso de listeriose.

Neste momento, estão a ser realizadas análises para apurar se se trata da mais variante da bactéria responsável pelo surto das últimas semanas, com carne da marca La Mechá, que provocou a morte a duas pessoas e obrigou cinco grávidas a abortar.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) garante que a carne da marca espanhola “Sabores de Paterna” não entrou na rede de distribuição e por isso não chegou a Portugal.

A bactéria da listeriose foi detetada na origem – na produção em Espanha - e esse lote nunca entrou no mercado.

A DGAV esclarece ainda que, para este caso, nem sequer foi emitido qualquer alerta no Sistema de Alerta Rápido para a Segurança Alimentar da União Europeia.

[notícia atualizada às 18h37]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+