Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brexit. 'Speaker' da Câmara dos Comuns vai retirar-se

09 set, 2019 - 16:08 • João Pedro Barros com Reuters

John Bercow anunciou que não concorre a uma próxima eleição e que, no caso de ela não ser convocada esta segunda-feira, abandona o cargo a 31 de outubro.

A+ / A-

O dia 31 de outubro será provavelmente o último de John Bercow como presidente da Câmara dos Comuns. O próprio anunciou a sua retirada esta segunda-feira, em sessão do Parlamento, precisando que poderá sair mais cedo caso seja aprovada a convocação de eleições antecipadas. A hipótese de se recandidatar está fora de questão.

“Adoro este lugar”, frisou Bercow, que foi alvo de elogios por parte do líder do partido Trabalhista, Jeremy Corbyn. “Alterou completamente a forma como o cargo é exercido”, afirmou, agradecendo o trabalho do 'speaker', que está no cargo há mais de 10 anos, desde junho de 2009.

Bercow, um conservador entretanto convertido em apartidário, tem tido um papel fundamental ao permitir iniciativas dos opositores de uma saída do Reino Unido da União Europeia sem acordo. Recorde-se que o Parlamento do Reino Unido é suspenso esta segunda-feira, estando o reatamento dos trabalhos agendado para 14 de outubro.

O 'speaker' é eleito pelos seus pares. O sucessor de Bercow será escolhido pelos 650 deputados que então estiverem na Câmara dos Comuns, mas dificilmente os gritos de “order” terão a mesma veemência.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+